O governador cita na carta o trânsito de brasileiros e paraguaios nas cidades fronteiriças localizadas em e Amambay, casos de Bela Vista e Bella Vista; Ponta Porã e ; Aral Moreira e Nueva Virginia; e Coronel Sapucaia e Capitán Bado.

Acevedo apela ao “sentimento humanitário” para a doação de 50 mil doses, ou de outra quantidade possível e disponível, para imunizar os habitantes dos municípios paraguaios citados.

A reportagem procurou a SES (Secretaria de Estado de Saúde) para saber se as doses serão doadas. A pasta respondeu que ainda não recebeu o ofício. A secretaria completou ainda que o departamento de Amambay havi pedido anteriormente a doação de 20 doses para aplicar em bombeiros voluntários, solicitação negada porque o grupo não é prioritário no PNI (Programa Nacional de Imunização).

Mato Grosso do Sul já aplicou 1,5 milhão de doses e tem 38,5% da população imunizada em pelo menos uma etapa, segundo o “vacinômetro” da SES. A ferramenta informa ainda que 15% dos sul-mato-grossenses já está completamente vacinada.