Pular para o conteúdo
Política

Enquanto selam fusão, DEM e PSL já disputam comando do novo partido em SP

Ambos estão alinhados com o governador João Doria (PSDB)
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

Após a Executiva do DEM se reunir na terça-feira, 21, e dar o primeiro passo para a fusão com o PSL, o comando do partido em São Paulo já é alvo de uma disputa entre dirigentes das duas legendas. O atual presidente do diretório paulista é o deputado federal Alexandre Leite, que é filho do vereador da capital Milton Leite. Porém, pela articulação em curso entre PSL e o presidente nacional do DEM, ACM Neto, eles teriam que deixar seus cargos.

“Está sacramentado que o controle do diretório em São Paulo será nosso. Faz parte do acordo”, disse ao Estadão o deputado federal Júnior Bozzella, presidente do PSL-SP e vice-presidente nacional do partido. Ainda segundo o parlamentar, esse assunto foi “discutido e depurado” pelas executivas nacionais das duas legendas. “Isso é improcedente. Não há essa possibilidade”, rebateu o vereador Milton Leite.

Antes de a fusão vir à tona, ACM Neto e Leite entraram em rota de colisão devido ao alinhamento do DEM paulista com o governador João Doria (), que é desafeto de Neto, e com seu vice, Rodrigo Garcia, que será o candidato do PSDB ao governo paulista em 2022. Em conversas reservadas, integrantes das Executiva Nacional do DEM não descartavam até uma intervenção no diretório paulista para impedir que o partido subisse nos palanques de Doria e Garcia.

Em vias de deixar o PSDB, o ex-governador chegou a ser procurado por ACM Neto, que ventilou a possibilidade dele disputar o governo pela nova legenda que será criada a partir da fusão. A ideia animou os aliados de Alckmin, que entraram em compasso de espera antes de decidir para onde migrar.

Essa negociação, porém, sofreu um revés quando as negociações entre PSL e DEM avançaram. “Não estão descartadas as conversas com Geraldo (Alckmin), mas hoje estamos mais próximos do MBL e do Rodrigo Garcia. Meu nome inclusive está em discussão para ser candidato a vice na chapa com o PSDB”, disse Bozzella.

O entorno de Alckmin viu na articulação uma estratégia do Palácio dos para esvaziar a candidatura do ex-governador, que, segundo o instituto Datafolha, lidera hoje nas intenções de voto com 26%, ante 17% de Fernando Haddad (PT), 15% de Márcio França (PSB) e 11% de Guilherme Boulos (PSOL).

Ambos estão alinhados com o governador João Doria (PSDB) e com a candidatura a governador do vice, Rodrigo Garcia (PSDB).

O início das discussões para se unir ao partido foi aprovado por 40 votos favoráveis e nenhum contrário. Participaram do encontro líderes nacionais do DEM, como o presidente da sigla, ACM Neto, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

O objetivo de dirigentes dos dois partidos é oficializar a fusão até outubro. Depois da reunião da Executiva, o DEM vai convocar para o próximo mês um encontro do Diretório Nacional, instância que tem mais integrantes, para votar internamente se vai embarcar no projeto de união com a outra legenda. Dentro do PSL também estão marcadas reuniões para debater o assunto, mas lá a fusão já está pacificada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
obra exército

Obra de pavilhão no Exército em Campo Grande dura 7 anos e já teve acréscimo de 1 milhão

Como Vender Produtos Novos em Market place: Guia Prático para Iniciantes

Brasileiro preso no Paraguai é denunciado por homicídio doloso no caso do advogado paranaense

Filho de Andressa Urach faz aumento peniano após incentivo da mãe

Notícias mais lidas agora

Operação da PF tem alvo em MS por fraude no Dnit e desvios de R$ 60 milhões

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

Consórcio Guaicurus

Justiça de MS reabre ação que pede multa de R$ 500 mil contra Consórcio Guaicurus

Preta Gil e sua família

Com muita dor, família se prepara para cumprir último desejo de Preta Gil

Últimas Notícias

Política

Moraes quer ver o Brasil pegar fogo, diz Nogueira sobre pedido de explicações do STF a Bolsonaro

Ex-presidente apareceu em diversas fotos e vídeos, em reunião com a bancada do PL na Câmara dos Deputados

Polícia

VÍDEO: Caminhonete atinge carro estacionado e foge no Universitário

Nas imagens é possível ver o condutor da caminhonete dirigindo em alta velocidade, ele colide com o outro veículo e foge em seguida

Mundo

Trump determina retirada dos EUA da UNESCO, segundo departamento de Estado

Presidente estadunidense já havia tomado medidas semelhantes durante primeiro mandato

Polícia

Antes de ser assassinado a facadas, Leonardo ameaçou matar a ex: ‘vai morrer hoje’

Assassino de Leonardo estava foragido