Pular para o conteúdo
Política

Em Porto Alegre, Melo diz que irá equilibrar saúde e economia no combate à covid

O prefeito eleito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), tomou posse do cargo nesta sexta-feira, 1º de janeiro, acompanhado pelo vice eleito, Ricardo Gomes (DEM). Além deles, também foram empossados os 36 vereadores eleitos em novembro. A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, foi restrita a autoridades. Melo assume a cidade em meio ao crescimento de […]
Arquivo -

O prefeito eleito de , Sebastião Melo (MDB), tomou posse do cargo nesta sexta-feira, 1º de janeiro, acompanhado pelo vice eleito, Ricardo Gomes (DEM). Além deles, também foram empossados os 36 vereadores eleitos em novembro.

A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, foi restrita a autoridades. Melo assume a cidade em meio ao crescimento de casos de coronavírus, com 86,52% dos leitos de UTI ocupados.

Mesmo assim, o novo prefeito tem deixado bastante claro que não pretende aumentar as restrições para funcionamento do comércio. Ao contrário, ele até acena para mais flexibilização.

“Vamos enfrentar a questão da covid com responsabilidade, mas vamos equilibrar a saúde com a economia e a economia com a saúde, para que a cidade não quebre”, disse Melo em seu discurso de posse.

Ao longo da campanha, o prefeito eleito sempre defendeu a reabertura do comércio. Mais tarde, em uma entrevista durante a transmissão de posse, afirmou que irá emitir um novo decreto, já na segunda-feira, 4, para reduzir as restrições feitas ao comércio. “Naquilo que for mais restritivo em Porto Alegre, vou elevar para emparelhar com o Estado.”

Um dos filhos do prefeito, Pablo Melo, não pôde estar na cerimônia porque foi diagnosticado com covid-19. Ele foi empossado virtualmente na Câmara de Vereadores. Ele era suplente, mas com a ida de Cezar Schimrer para compor o secretariado de Melo, acabou ganhando a vaga.

Conhecido como um político de perfil centrista, Melo se aproximou da extrema direita na última eleição, especialmente de apoiadores de Jair Bolsonaro. Em sua posse, ele teve uma postura muito cautelosa em relação ao Governo Federal quando falou sobre a vacina. “Vamos trabalhar pela vacina. Acredito que o Governo Federal vai colocar a vacina à disposição da população. Mas, se o governo federal não der sinais claros, vamos fazer um consórcio metropolitano e comprar a vacina.”

Antes de tomar posse, Melo já conseguiu mostrar força no Legislativo, com a votação da . Com amplo apoio entre os partidos representados na Câmara, o governo conseguiu deixar o bloco de oposição, formado por PT, PSOL e PCdoB, sem nenhum cargo na Mesa.

A dificuldade de articulação com os vereadores foi uma das marcas do início da gestão de Nelson Marchezan Júnior (PSDB), prefeito que antecedeu Melo. Enquanto o ex-prefeito era conhecido pelo perfil belicoso, Melo costuma ter um bom trânsito entre os partidos. A intenção de ter uma relação mais harmoniosa com os vereadores foi falada em alguns momentos do discurso. “Serei um prefeito que respeita profundamente as diferenças e que sabe lidar com elas. A gente pode enxergar diferente a maneira de chegar à solução.”

Melo deixou claro que adotará uma política liberal. Falou em desburocratização e liberdade econômica. O próprio prefeito fez referência ao seu vice, Ricardo Gomes, político que sempre defendeu a redução da máquina pública e que tem tido grande influência nas políticas defendidas por Melo.

Seguindo nessa linha, o novo prefeito de Porto Alegre se comprometeu a não aumentar impostos. “Não vamos aumentar imposto, senhores vereadores que esta casa não aportará nenhum aumento de impostos nos próximos quatro anos”, afirmou, garantindo também que tentará reduzir o .

de formação, Sebastião Melo construiu toda sua carreira política no MDB. Foi vereador e vice-prefeito de Porto Alegre durante a gestão de José Fortunati.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Perigo oculto: infecções em dedos e unhas geram alerta a médicos e profissionais de estética

aeroporto

Vai viajar? Aeroporto Internacional de Campo Grande opera sem restrições

‘Um dia no Parque’ acontece neste domingo e evento é oportunidade para contato com a natureza

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Domingo tem feiras, apresentações e atividades para a criançada em Campo Grande

Sob gestão de Papy, Câmara de Campo Grande aumenta gastos e diminui resultados

Estrada de acesso ao assentamento Bebedouro, em Nova Alvorada do Sul (PMNAS, Divulgação)

Incra cede área em assentamento de Nova Alvorada do Sul para prefeitura

Últimas Notícias

Polícia

Idoso morre nove dias após colidir bicicleta elétrica em carro em São Gabriel do Oeste

Um idoso de 81 anos, morreu nove dias após sofrer acidente no município de São Gabriel do Oeste. Ele estava internado na Santa Casa de Campo Grande desde 10 de julho, entretanto, o óbito foi confirmado às 8h20 de sábado (19). Segundo informações do boletim de ocorrência registrado pelo filho do idoso, seu pai estava … Continued

Cotidiano

Ressarcimento INSS: devolução começa dia 24 para quem aderir a acordo até segunda

Em MS, mais de 8 mil aposentados e pensionistas do INSS firmaram adesão a ressarcimento até a última sexta (18)

Cotidiano

‘Terapia’ pelo ChatGPT: por que buscar ajuda emocional com robô pode ser perigoso

Especialistas alertam para riscos mentais e técnicos do uso da inteligência artificial para terapia

Brasil

Vence licença de Eduardo Bolsonaro que está nos EUA desde fevereiro

A partir de agora, o deputado precisa justificar suas ausência para não perder o mandato