Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul, Pedro Kemp (PT) e (sem partido), debateram, nesta quarta-feira (29), sobre a atuação da CPI da Covid-19 e a empresa Prevent Senior, investigada na Comissão por conduta antiética e anticientífica na pandemia. 

Kemp iniciou o debate dizendo que o Brasil chega a quase 600 mil mortes pelo coronavírus e a suspeita é que o número seja maior. “Há denúncias de subnotificação das mortes por Covid-19. A Prevent Senior alterava atestados de óbitos e prontuários, retirando a causa da morte que era Covid e colocando outras doenças para justificar a morte do paciente”.

Segundo Kemp, o que causou indignação foi a divulgação do Ministério da Saúde que vai fazer descarte de vacina, remédios e teste de Covid, no valor de R$ 80 milhões. “Esse material está sendo descartado porque venceram, não podem ser utilizados. Ficamos indignados porque a finança do país está colapsando. Há déficit monstruoso nas contas do governo e sabemos que a saúde tem necessitado de investimento de recursos”.

O parlamentar afirmou ainda que a CPI do Senado presta grande trabalho para a sociedade e traz a tona uma série de denúncias que precisam ser apuradas e investigadas. “Descobrimos corrupção, conluio, propina. Muitos se aproveitam da pandemia para ganhar dinheiro. Um exemplo é o esquema da Covaxin para desviar recursos, propina na compra de vacinas”.

Entretanto, David citou os Estados Unidos que descartou 15 milhões de vacinas. “O descarte aconteceu em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. Já ultrapassamos o e Estados Unidos na vacinação, fazendo com que possamos viver outra realidade”.

O bolsonarista disse que a CPI da Covid é uma vergonha, pois já tentou criar várias histórias imputando a responsabilidade ao governo federal. “Subiram em cima dos corpos de brasileiros e brasileiras que perderam a vida e estão usando isso para fazer palanque”.

De acordo com Coronel David, a história vai cobrar caro “desses crápulas que querem se vangloriar eleitoralmente prejudicando quem vem sempre ajudando o país”.