Pular para o conteúdo
Política

Em carta, Reinaldo e mais 15 governadores cobram do STF ações contra instabilidade institucional

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e mais 15 governadores assinaram uma carta cobrando do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal), ações contra a instabilidade institucional.  A carta com data da última segunda-feira (29), ataca  “agressões e fake news” que buscam criar “instabilidade institucional”. Isso porque, deputados bolsonaristas têm espalhado mentiras s...
Arquivo -
Governador publicou decreto de crédito suplementar
Governador publicou decreto de crédito suplementar. Foto: Leonardo de França

O governador (PSDB) e mais 15 governadores assinaram uma carta cobrando do e do STF (Supremo Tribunal Federal), ações contra a instabilidade institucional. 

A carta com data da última segunda-feira (29), ataca  “agressões e ” que buscam criar “instabilidade institucional”. Isso porque, deputados bolsonaristas têm espalhado mentiras sobre dinheiro público de dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos.

A carta, intitulada “Queremos verdade e paz”, não citou nomes mas mencionou “agentes políticos” e “autoridades federais”.

Segundo informações da Época, a divulgação do documento acontece um dia depois da morte do soldado da PM baiana Wesley Góes, abatido por agentes do Bope após sofrer um aparente surto psicótico e disparar seu fuzil em Salvador.

Por isso, sem evidências, deputados bolsonaristas associaram a morte a “ordens ilegais” do governador da Bahia, o petista Rui Costa, que encabeça a lista dos governadores que assinaram o documento.  

No documento, consta que “os governadores manifestam sua indignação em face da crescente onda de agressões e difusão de fake news que visam a criar instabilidade institucional nos Estados e no País”.

“Alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos”, seguiu o documento, acrescentando:

“Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa”, afirma a reportagem da Época.

Ainda na carta, os governadores pediram aos chefes dos Três Poderes que tomem providências para coibir “atos ilegais e imorais”.

A deputada Bia Kicis (PSL), presidente da CCJ (Comissão de Constituição de Justiça), a comissão mais importante da Câmara, instigou bolsonaristas nas redes sobre a morte do PM, afirmando que “chega de cumprir ordem ilegal”. Depois, apagou a publicação.

Os governadores que assinaram a carta, são: Rui Costa (BA), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), Paulo Câmara (ES), João Doria (SP), Ronaldo Caiado (GO), Mauro Mendes (MT), Eduardo Leite (RS), Camilo Santana (CE), João Azevêdo (PB), Renato Casagrande (ES), Wellington Dias (PI), Fátima Bezerra (RN), Belivaldo Chagas (SE), Reinaldo Azambuja (MS), Waldez Góes (AP).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Últimas Notícias

Brasil

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Para o governo brasileiro, a iniciativa representa uma tentativa de interferência indevida no Poder Judiciário

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes