Camburão da polícia e atraso marcam início de eleição na União das Câmaras de MS
Confusão começou porque um dos candidatos tentou incluir lista para votação, que já começou com presidente afastado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A eleição para a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul acontece nesta quarta-feira (22) e conta com duas chapas na disputa pela diretoria. O pleito eleitoral já começou com atraso e confusão entre os vereadores nesta manhã, marcada também pela presença de policiais. Após tumulto, os militares devem acompanhar o movimento, embora quem está por lá garanta que a presença deles é algo de rotina nestes eventos.
Uma das chapas que concorre à diretoria é encabeçada pelo vereador Jeovani Vieira (PSDB), de Jateí. O vereador é ex-presidente da União da Câmara, cujo mandato encerrou no dia 31 de março. Como na época não houve eleição por conta da pandemia, a secretária executiva é quem deveria assumir, mas o vereador teria se recusado a sair do cargo.
Ele chegou a procurar a Justiça, pedindo prorrogação do mandato por mais sete meses, mas a decisão foi pela saída dele nada data regular. Em entrevista ao Jornal Midiamax, Jeovani negou que tenha sido afastado da diretoria da União das Câmaras, confirmando apenas que seu período à frente encerrou em março e que a secretaria Sheila Carvalho assumiu a partir de então.
A outra chapa na disputa pela diretoria é presidida pelo vereador Gilson Oliveira Ferreira, também conhecido como Bicão (MDB), de Aral Moreira. O candidato a vice-presidente é o vereador Júnior Coringa (PSD) e a chapa traz como principal proposta a transparência de dados e a criação de uma comissão voltada às vereadoras, com foco em criar mais políticas públicas para mulheres vítimas de violência no Estado.
A confusão a respeito da eleição começou logo cedo, quando houve um atraso de pelo menos 35 minutos. O informado foi que a votação começaria às 8h — tanto que pelo menos três vereadores chegaram no horário e relataram que a entrada nas cabines ainda não estava permitida.
Também houve tumulto quanto à inclusão de votantes. Segundo apurado, o grupo do ex-presidente quis incluir lista individual de vereadores que poderiam votar. Pelo estatuto da União das Câmaras, somente podem votar os vereadores de câmaras filiadas e membros fundadores. Depois do ocorrido, por volta das 8h30, a entrada foi liberada.
A votação segue até as 17 horas nesta quarta-feira (22) e, às 19h, recursos que ambas chapas apresentaram, com vistas à impugnação, serão analisados pela comissão organizadora da eleição, presidida pelo vereador de Campo Grande Coronel Alírio Villasanti (PSL).
Vereador Bicão, candidato a presidente da União dos Vereadores
Pedido de porrogação
Enquanto Jeovani estava na presidência, a União das Câmaras de Vereadores entrou com ação na Justiça, em março deste ano, pedindo autorização para prorrogar o mandato por mais sete meses, alegando que decretos do Governo do Estado e de Campo Grande barraravam, na ocasião, assembleias com público, que devem ser feitas para definição de novo dirigente, por causa do agravamento da pandemia.
A Justiça negou porque, além de não encontrar base para decidir liminarmente, indicou que o Estatuto Social da União prevê que, em vacância da diretoria, a direção provisória ficará a cargo do secretário executivo.
Notícias mais lidas agora
- Criança de dois anos morre ao cair em poço na casa dos avós
- ‘Pix premiado’: Empresário de Campo Grande recebe R$ 6 mil por engano e se recusa a devolver
- Preso desde agosto, ‘acumulador da Planalto’ vai passar por exame de sanidade
- Fotógrafo é suspeito de abusar sexualmente de estudante durante ensaio em Campo Grande
Últimas Notícias
Max Verstappen conquista o tetracampeonato, mas luta pelo Mundial de Construtores segue a todo vapor
A temporada 2024 da Fórmula 1 já tem seu campeão. Max Verstappen, da Red Bull Racing, garantiu seu quarto título consecutivo no GP de Las Vegas
Lembra dela? Atriz do filme Tainá, Eunice Baía faz rara aparição com filhos
Atriz de Tainá: Uma Aventura na Amazônia, Eunice Baía surpreendeu os seguidores ao posar com os filhos Aruã e Ayara; veja
Tiros de borracha são disparados contra protesto de indígenas por falta de água e pastor fica ferido em MS
Indígenas exigem a construção de quatro poços artesianos
Patrão vai preso após agarrar e beijar adolescente em cozinha de comércio de MS
Adolescente foi encontrada em prantos pelos policiais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.