Pular para o conteúdo
Política

Contar repudia prefeito de MS que tornou obrigatória vacinação contra a Covid-19

Prefeitura de Nova Andradina também instituiu passaporte da vacinação
Arquivo -
Deputado estadual de MS disse que não acompanhou a notícia sobre a rachadinha.
Deputado estadual de MS disse que não acompanhou a notícia sobre a rachadinha.

Moção de Repúdio protocolada na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pelo deputado estadual Capitão Contar (PSL), tem destino ao prefeito de , José Gilberto Garcia (PL) que tornou a vacinação contra a obrigatória e instituiu o passaporte da vacina no município.

No documento cadastrado no último dia 4 na Casa de Leis, Contar externa seu ‘total’ repúdio ao Decreto 2904/2021, assinado pelo prefeito de Nova Andradina, tornando obrigatória a vacinação contra Covid-19 e a apresentação do comprovante para frequentar estabelecimentos e locais de uso coletivo na cidade. 

Segundo a justificativa do parlamentar, obrigar a vacinação e exigir comprovação para utilização de alguns espaços específicos de uso coletivo é totalmente descabido. “Não podemos concordar com o desrespeito à autonomia individual e aos direitos estabelecidos em nossa Constituição Federal”.

O deputado bolsonarista justifica ainda que o decreto, além de absurdo, padece de embasamento técnico e evidências científicas, adaptadas à realidade de Nova Andradina, “tornando tal decisão na contramão de todos os atuais dados dos órgãos de controle de saúde”. 

Por fim, Contar disse “repelir”qualquer decisão autoritária que limite nossa liberdade de ir e vir.

O decreto foi publicado pelo prefeito no Diário Oficial no último dia 3 e o passaporte será cobrado a partir de 12 de novembro. De acordo com a determinação, os moradores precisarão apresentar comprovante de vacinação contra a Covid-19 com, ao menos, a primeira dose, para ingresso e permanência em todos os estabelecimentos comerciais e locais de uso coletivo do município.

Ainda conforme a decisão, o decreto tem embasamento no artigo 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, em acórdãos do STF (Supremo Tribunal Federal), ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade) e no próprio plano nacional de imunizações.

Com isso, quem não estiver vacinado ao menos com a primeira dose, não poderão frequentar os seguintes locais: academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento, de condicionamento físico e clubes sociais; estádios esportivos, ginásios esportivos, associações esportivas e de recreação, quadras esportivas das unidades escolares, haras e arenas; teatros, salões de jogos, circos, recreação infantil e adulto; praças, e eventos de confraternizações, festas de aniversário, “happy hour” e comemorações diversas (locais públicos e privados); locais de visitação turísticas, museus, galerias, feiras e parques de diversões; conferências, convenções e feiras e reuniões comerciais.

Também será exigida a comprovação da vacinação no Paço Municipal e demais unidades e repartições municipais (a restrição não impede o atendimento por outros meios de comunicação, como telefone e internet).

O controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências será realizado mediante apresentação de comprovante vacinal juntamente com documento de identidade com foto.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Denúncia de corpo encontrado em mata no Parque dos Laranjais mobiliza polícia e bombeiros

Abalo sísmico ocorreu a 100 km de Sonora e gerou 16 ‘réplicas’ na região, explica sismólogo

Plinko meu diário de lançamentos e pequenos ganhos

TCE-MS realiza live para esclarecer condições para recebimento de recursos do VAAR

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Vacinação contra a gripe

Corumbá terá mutirão de vacinação contra a Influenza neste sábado

Últimas Notícias

Transparência

Disputa de R$ 15 bilhões em MS chega ao fim após acordo entre J&F e Paper Excellence

Imbróglio envolveu desde TJMS até cortes arbitrais em Miami e Paris

Cotidiano

Corumbá inicia castração gratuita de cães e gatos

A expectativa é alcançar uma média diária de dez procedimentos

Política

Após eleição suplementar, TRE-MS julga contas do PT de Paranhos como não prestadas

Eleição aconteceu em 6 de abril

Cotidiano

Anta sobrevivente de incêndio no Pantanal tem foto premiada em concurso internacional

Animal foi resgatado em condições debilitadas em 2024