Pular para o conteúdo
Política

Deputado quer saber quanto governo pretende arrecadar com loteria estadual

Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão, a de constitucionalidade, pelos deputados estaduais
Arquivo -

Requerimento protocolado pelo deputado (PT) quer saber quanto o Governo de Mato Grosso do Sul pretende arrecadar com a loteria estadual. O Poder Executivo protocolou projeto de lei para o retorno da Lotesul, sendo aprovada em primeira votação pelos deputados estaduais, no dia 15 do mês passado.

Conforme o documento, o deputado quer saber qual o valor previsto de arrecadação com o serviço de loteria do Estado, se existe alguma previsão ou minuta, contendo a indicação dos valores que seriam repassados à seguridade social e ao financiamento de programas nas áreas de habitação, desporto, educação ou de desenvolvimento social e como será realizada a licitação dos serviços públicos de loteria.

O requerimento foi protocolado no dia 15 de julho, porém, como o recesso parlamentar iniciou no mesmo dia, só teve andamento nesta segunda-feira (2). O documento é encaminhado com cópia ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

de lei

O Governo de Mato Grosso do Sul quer ressuscitar a loteria estadual, conforme projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no dia 13 de julho. Segundo o texto, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) ficará responsável pela loteria.

A Lotesul (Loteria de Mato Grosso do Sul) foi extinta em 2008, após o STF (Supremo Tribunal Federal) considerar inconstitucional a Lei nº 2.873 de 2004, que dispunha sobre a loteria. Assim, apenas a União passou a ter competência para legislar sobre as atividades de loterias.

Porém, em setembro do ano passado, a Corte Suprema entendeu que os serviços de loterias ostentam natureza jurídica de serviço público, cabendo aos Estados-membros a competência material para explorar as atividades lotéricas e regulamentá-las.

De acordo com o projeto, os recursos adquiridos com a loteria serão destinados à seguridade social e ao financiamento de programas de habitação, desporto, educação ou de desenvolvimento social.

Ainda segundo o texto, fica o governo estadual autorizado a abrir, no exercício financeiro de 2021, créditos adicionais de R$ 146 mil, para cumprimento da lei. O projeto de lei precisa passar pela análise da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ana Castela curte comentário de fã sobre rumores com Zé Felipe: ‘feiúra’

Mulher é ferida durante briga na Vila Carvalho e lâmina de faca fica presa em seu abdômen

Operação Sem Desconto: ‘Careca do INSS’ movimentou mais 15 milhões em 129 dias

Morador de Dourados cai em golpe do falso advogado e perde mais de R$ 6 mil

Notícias mais lidas agora

terenos contas

Em 5 anos, Câmara de Terenos só votou contas do prefeito uma vez; TCE-MS reprovou todas

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Idade média dos ônibus supera em mais de 3 anos limite exigido em contrato, acusa CPI

‘Ana Castela elogiou’, diz prefeito sobre desafio escolar denunciado por trabalho escravo em MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Wanessa Camargo, Vem Garimpar e Feira da Bolívia animam fim de semana em Campo Grande

Confira os eventos gratuitos que acontecem na Capital, neste fim de semana

Cotidiano

VÍDEO: Pela 2ª vez, vegetação volta a pegar fogo em assentamento de Terenos

Na sexta-feira à tarde, o incêndio começou pela primeira vez, mas voltou à noite e na manhã deste sábado

Cotidiano

Onde foram parar as lan houses? Empreendimento ainda tem ‘pé’ no passado, mas se reinventou

Nas lan houses, profissionais garantem que a faixa etária de quem procura os serviços é variada 

Brasil

Defesa de Augusto Heleno diz que irá ‘lutar até o fim’ para provar inocência

Defesa afirmou que por meio de embargos declaratórios devem apontar omissões e falhas em análise de provas