Pular para o conteúdo
Política

Deputado quer saber quanto governo pretende arrecadar com loteria estadual

Projeto de lei foi aprovado em primeira discussão, a de constitucionalidade, pelos deputados estaduais
Arquivo -

Requerimento protocolado pelo deputado (PT) quer saber quanto o Governo de Mato Grosso do Sul pretende arrecadar com a loteria estadual. O Poder Executivo protocolou projeto de lei para o retorno da Lotesul, sendo aprovada em primeira votação pelos deputados estaduais, no dia 15 do mês passado.

Conforme o documento, o deputado quer saber qual o valor previsto de arrecadação com o serviço de loteria do Estado, se existe alguma previsão ou minuta, contendo a indicação dos valores que seriam repassados à seguridade social e ao financiamento de programas nas áreas de habitação, desporto, educação ou de desenvolvimento social e como será realizada a licitação dos serviços públicos de loteria.

O requerimento foi protocolado no dia 15 de julho, porém, como o recesso parlamentar iniciou no mesmo dia, só teve andamento nesta segunda-feira (2). O documento é encaminhado com cópia ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Projeto de lei

O Governo de Mato Grosso do Sul quer ressuscitar a loteria estadual, conforme projeto de lei protocolado na (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) no dia 13 de julho. Segundo o texto, a (Secretaria de Estado de Fazenda) ficará responsável pela loteria.

A Lotesul (Loteria de Mato Grosso do Sul) foi extinta em 2008, após o STF (Supremo Tribunal Federal) considerar inconstitucional a Lei nº 2.873 de 2004, que dispunha sobre a loteria. Assim, apenas a União passou a ter competência para legislar sobre as atividades de loterias.

Porém, em setembro do ano passado, a Corte Suprema entendeu que os serviços de loterias ostentam natureza jurídica de serviço público, cabendo aos Estados-membros a competência material para explorar as atividades lotéricas e regulamentá-las.

De acordo com o projeto, os recursos adquiridos com a loteria serão destinados à seguridade social e ao financiamento de programas de habitação, desporto, educação ou de desenvolvimento social.

Ainda segundo o texto, fica o governo estadual autorizado a abrir, no exercício financeiro de 2021, créditos adicionais de R$ 146 mil, para cumprimento da lei. O projeto de lei precisa passar pela análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia Rodoviária prende motorista embriagado em Dracena após acidente no MS

depac maconha atentado

Padrasto morre após ser esfaqueado 17 vezes pelo enteado em Campo Grande

Acidente de carro na Avenida Marcelino Pires deixa casal ferido em Dourados

Brasil empata com a Colômbia e avança na liderança da Copa América Feminina

Notícias mais lidas agora

Facção mandou matar jovem em Campo Grande porque perdeu revólver, aponta investigação

legendarios arcebispo

Católicos reagem a aviso sobre Legendários: confira 4 pontos de conflito com Igreja

relatoria tereza nelsinho

Senadores de MS partem para os EUA e ganham destaque na briga contra tarifaço de Trump

Veterano da PM morre após crise em via pública de Campo Grande

Últimas Notícias

Brasil

Mapa confirma gripe aviária em aves mortas no Bioparque do Rio

Galinhas-d'angola e pavões foram atingidos pelo vírus

Polícia

Mulher é presa após surto psicótico e série de ataques em Dourados

Uma idosa foi agredida com uma garrafada na cabeça, no Jardim Água Boa

Brasil

Bruno Henrique vira réu por manipulação de jogo do Flamengo e estelionato

Jogador é acusado de ter forçado cartão amarelo

Polícia

Mulher leva garrafada na cabeça após discutir com a namorada do ex-marido em boate

Vítima foi atingida por uma amiga da companheira de seu ex-marido