O decreto legislativo para prorrogar o estado de calamidade pública em Naviraí, devido à pandemia da Covid-19, teve três votos contrários dos deputados estaduais durante sessão nesta quinta-feira (19), mas, foi aprovado pela Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) com voto dos outros 17 parlamentares.

A Mesa Diretora da Casa de Leis elaborou o decreto, após pedido encaminhado pela prefeitura municipal, para prorrogar a calamidade até 31 de dezembro. 

Capitão Contar (PSL), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB) foram contrários. Kemp disse que o momento agora é de redução no número de contaminações. “Não vejo a necessidade de se declarar calamidade pública, acredito que no momento de elevação, colapso, aumento de contaminações, se justifica para tomar medidas emergenciais”.

Câmara disse que o momento é de controle da pandemia. “O sistema de saúde está se normalizando, não teria essa necessidade, por isso voto contra”.

Felipe Orro (PSDB) foi favorável. “Isso permite ao município fazer emergencialmente, havendo necessidade, e oportuniza ao município captar recursos”. Zé Teixeira (DEM) afirmou que a prorrogação é para caso houver necessidade e também foi favorável.