Pular para o conteúdo
Política

Dagoberto segue PDT e diz que será contra a PEC dos Precatórios na segunda votação

Deputado havia sido favorável à proposta na primeira votação, mas acompanhou mudança do partido
Arquivo -
Legenda espera cenário nacional para definir apoios partidários no Estado.
Legenda espera cenário nacional para definir apoios partidários no Estado.

Por meio de nota, o deputado federal de (PDT) afirmou que vai seguir o partido e, neste sentido, se manifestará contra a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) dos Precatórios na segunda votação. 

De autoria do Poder Executivo, o projeto gera polêmica porque, de um lado, viabiliza o programa social Auxílio , mas por outro lado, abre caminho para furar o teto de gastos e aumentar a quantidade de dinheiro que poderá ser injetado nas Eleições de 2022.

Na primeira votação, Dagoberto, seguindo a lógica do partido, votou a favor da PEC, afirmando que a legenda teve papel fundamental para alterar o texto, conseguindo o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios em 240 meses, o que aliviaria as contas públicas. 

“Tiramos a educação, os pensionistas e aposentados da PEC, construímos um substitutivo que atende às demandas dos professores e coloca recursos para estados que estavam na linha de frente dos precatórios. Foi o nosso partido que barrou os retrocessos!”, alegou o deputado em uma postagem no Facebook.

No entanto, a postura do PDT na primeira votação causou incômodo nos bastidores e resultou no afastamento de Ciro Gomes, principal nome para a disputa da Presidência da República. Entre outros motivos, o partido se viu diante da necessidade de rever a posição e, nesta segunda-feira (9), após reunião da bancada, decidiu votar contra. Tanto que aguarda o retorno de Ciro.

“Como já havia afirmado anteriormente, sou do PDT minha vida toda e sempre votei com a decisão e orientação da minha bancada, por maioria, decidimos mudar a posição na votação em da PEC 23 e iremos dizer não, a decisão se deu em nome da preservação da nossa unidade partidária”, pontuou. 

Nota na íntegra

Sobre a decisão da votação do PDT no segundo turno da PEC dos Precatórios:

Reafirmo que o PDT teve um papel fundamental na questão da PEC dos Precatórios, pois mudamos decisivamente o texto que estava cheio de ‘maldades’, conseguimos o parcelamento da dívida previdenciária dos municípios em 240 meses, o que aliviará as contas públicas e permitirá que os mesmos invistam em avanços e melhorias, não só na educação, mas também em outras áreas como saúde e transporte.

Tiramos a educação, os pensionistas e aposentados da PEC, construímos um substitutivo que atende às demandas dos professores e coloca recursos para estados que estavam na linha de frente dos precatórios. Foi o nosso partido que barrou os retrocessos!

Como já havia afirmado anteriormente, sou do PDT minha vida toda e sempre votei com a decisão e orientação da minha bancada, por maioria, decidimos mudar a posição na votação em segundo turno da PEC 23 e iremos dizer NÃO, a decisão se deu em nome da preservação da nossa unidade partidária.

A política é estratégia, com ou sem o PDT a PEC teria duas votações, pois é assim que se vota Emenda Constitucional no Congresso, se não tivéssemos apresentando um substitutivo e lutado por ele, com certeza o cenário seria muito pior, pois a bancada bolsonarista e o centrão possuem votos suficientes para aprovação desta legislação e de tantas outras que eles já aprovaram na Casa de Leis.

Seguimos com nosso posicionamento firmes pelo fortalecimento do projeto que acreditamos para o Brasil, o Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), com Ciro Gomes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Vaticano publica brasão e lema oficial do novo sumo pontífice Papa Leão XIV

Confira os números sorteados nas Loterias Caixa neste sábado em seis modalidades

Fortaleza impõe goleada histórica sobre o Juventude e respira no Brasileirão

Mesmo após morte no Pantanal, jovem filma e divulga prática de ceva à onça em MS

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Em jogo equilibrado, Operário empata mais uma em casa pelo Brasileirão Série D

Últimas Notícias

Polícia

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Suspeitos foram localizados após rastreio do aparelho celular

Esportes

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Atacante holandês tentou uma cavadinha em cobrança de pênalti quando o placar ainda não havia sido aberto, mas acabou defendido pelo ex-goleiro corinthiano Walter

Cotidiano

MS já teve 22 postos autuados por irregularidades em bombas de combustível até abril de 2025

Dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) revelam que em 2025, 88 postos em MS foram fiscalizados, sendo 22 deles autuados por irregularidades

Esportes

Red Bull Bragantino empata com o Grêmio e assume a liderança provisória do Brasileirão

Time de Bragança Paulista tem 17 pontos, um à frente do Palmeiras que domingo fará o clássico paulista diante do São Paulo, também pela oitava rodada