Pular para o conteúdo
Política

Comissão pede arquivamento, mas Câmara mantém denúncia contra prefeito de Ribas do Rio Pardo

Ex-secretária de João Alfredo Danieze contratou própria empresa
Arquivo -

A Câmara Municipal de manteve a denúncia que pode levar à cassação do mandato do prefeito João Alfredo Danieze (PSOL). Na sessão da noite de terça-feira (11), os vereadores decidiram pelo prosseguimento da acusação por seis votos a cinco.

Danieze é acusado de crime de responsabilidade após a ex-secretária municipal de Saúde, Carolina Bergo Domingues, contratar uma empresa da qual é sócia. A Comissão Processante que recebeu a denúncia decidiu, por dois votos a um, recomendar o arquivamento do caso.

Na semana passada, o vereador Luiz do Sindicato (MDB) emitiu parecer contrário à denúncia, sendo acompanhado por Ataíde Feliciano (PSC). A presidente da comissão, Tânia Ferreira (Solidariedade), votou pelo prosseguimento.

O parecer foi à votação em plenário ontem, que teve placar apertado. Votaram pelo arquivamento da denúncia Paulo da Pax (DEM), Anderson Arry (PSDB), Pastor Isac (PTB), Luiz do Sindicato e Rose Pereira (PSOL).

Foram favoráveis à continuidade Edervânia Malta (DEM), Tânia Ferreira, Ataíde Feliciano, Cascãozinho (PSC) e Nego da Borracharia (PSD). Com o empate, o presidente da Casa, do Zico (PSDB), usou a prerrogativa do voto de minerva para que o caso continuasse.

Agora, a denúncia volta à comissão. O prefeito indicou nove testemunhas de defesa, mas uma delas já faleceu. Em seguida, o grupo emite parecer final contrário ou favorável à cassação.

A denúncia volta ao plenário, onde haverá espaço para cada vereador discursar por 15 minutos e Danieze ou seu representante legal apresentar os argumentos finais por duas horas. Se o processo de cassação receber voto favorável de oito parlamentares, Danieze perde o cargo.

Dessa forma, a vice-prefeita Guiomar Soares (Rede) é empossada para completar o mandato. Se o prefeito for inocentado, ele continua no comando do Executivo Municipal.

Denúncia

Eleito em 2020, Danieze nomeou Carolina Bergo Domingues à pasta em janeiro deste ano. Ocorre que a fisioterapeuta é uma das donas da Clínica Médica Bergo Domingues LTDA, credenciada pela prefeitura de Ribas do Rio Pardo para prestação de serviços em Saúde.

Só neste ano, a empresa recebeu R$ 103 mil em recursos do município. Os números são do Portal da Transparência de Ribas.

Abertura

Em abril, a Câmara autorizou abertura de processo de cassação do mandato do prefeito após receber denúncia de um cidadão.

Votaram a favor os vereadores Álvaro Andrade dos Santos, o Nego da Borracharia (PSD); Anderson Arry (PSDB); Ataíde Feliciano (PSC); Edervânia Malta (DEM); Sidinei Ferreira, o Cascãozinho (PSC) e Tânia Ferreira (Solidariedade).

Foram contra a abertura do processo Isac de Araújo (PTB); Luiz Fernandes Ribeiro, o Luiz do Sindicato (MDB); Paulo Henrique Pereira da Silva, o Paulo da Pax (DEM) e Rozenir Pereira (PSOL).

Apesar de não precisar votar, o presidente da Câmara, Tiago Gomes de Oliveira, o Tiago do Zico (PSDB) anunciou ser favorável à continuidade da denúncia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Neymar comenta em publicação do Flamengo após vitória do Santos: ‘Muito respeito pelo Mengão’

Mais de 20 anos após ‘Rebelde’, Angelique Boyer e Estefanía Villarreal farão novela juntas

"Estamos tomando novas medidas para reduzir a incursão da variante ômicron"

Reino Unido assina tratado de defesa, comércio e migração com a Alemanha

Réu que atropelou e atirou em motoentregador é condenado a 4 anos no regime aberto

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Mulher passa por quatro cirurgias no dedo após fazer as unhas em salão de beleza

Últimas Notícias

Brasil

Bolsonaro sobre pedir prisão domiciliar se condenado: ‘Não peço nada, sou inocente’

Ex-presidente do Brasil afirmou que está à disposição para viajar aos EUA para negociar com Trump

Polícia

Investigação de Trump sobre a 25 de Março pode chegar ao Camelódromo de Campo Grande? Entenda

Na visão deles, o país apresenta falhas na proteção de direitos de propriedade intelectual e práticas consideradas 'injustas' para a economia americana

Mundo

Prêmio milionário doado por Kylian Mbappé para policiais é alvo de investigação na França

Autoridades investigam se houve irregularidades nas doações

Transparência

TCE-MS livra Flávio Kayatt de multas e ‘enterra’ processo por irregularidade em Ponta Porã

Por unanimidade, colegas da Corte de Contas acataram recurso de seu próprio presidente sobre contrato durante gestão de Kayatt como prefeito, em 2011