Política

Com segurança reforçada, Bolsonaro deve chegar a Ponta Porã às 11h

Bolsonaro vai inaugurar Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro

Renata Volpe e Marcos Morandi Publicado em 30/06/2021, às 09h16

Radar que será inaugurado com a presença de Bolsonaro
Radar que será inaugurado com a presença de Bolsonaro - Marcos Morandi, Midiamax

Segurança reforçada em Ponta Porã na manhã desta quarta-feira (30), para a chegada do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele vem para inaugurar o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e deve desembarcar às 11h no aeroporto internacional de Ponta Porã . 

Esta é a segunda vez que o presidente vem a Mato Grosso do Sul em pouco mais de um mês. Em 14 de maio, esteve em Terenos, no assentamento Santa Mônica, para entrega de títulos rurais.

Agora, vem para cerimônia alusiva à entrega do radar. Parte do sistema já tinha sido entregue em agosto do ano passado em Corumbá e o equipamento de Ponta Porã faz parte do projeto de controle de tráfego aéreo na região de fronteira entre Bolívia e o Paraguai, principal rota dos traficantes que entram com cocaína no Brasil. 

Ao todo são três equipamentos que operam 24 horas por dia, 365 dias por ano, podendo ser conectado aos Centros de Controle da FAB (Força Aérea Brasileira) e custaram R$ 127 milhões aos cofres públicos e coloca a nossa região dentro de um moderno esquema de segurança vigia e controle do tráfego aéreo. 

Fabricados no Brasil no interior paulista, em São Bernardo do Campo, os radares são montados sobre uma base de metal e contendo a forma oval, o equipamento faz parte de uma nova geração de radares primários de longo alcance. Eles possuem capacidade de altimetria, permitindo a identificação dos alvos com precisão, além de funções de proteção eletrônica que os resguardam contra interferências eletromagnéticas, sejam elas intencionais ou não.

Do Aeroporto Internacional a comitiva deverá seguir pela avenida Guia Lopes que dá acesso ao Anel Viário e o sistema de segurança aéreo está localizado em frente à Praça do Ciclista.

Jornal Midiamax