Pular para o conteúdo
Política

Com maior aprovação entre políticos, Mandetta venceria Bolsonaro no 2º turno, aponta pesquisa

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno da próxima eleição.
Arquivo -

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), venceria o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no segundo turno da próxima eleição presidencial. É o que mostra um dos cenários de pesquisa feita pela consultoria Atlas, divulgada nesta quinta-feira (11), e que também traz Mandetta como o político mais bem avaliado nas simulações.

A pesquisa aponta Bolsonaro atrás do médico sul-mato-grossense com 36,9% da intenção de votos, enquanto Mandetta ficaria com 46,6% do total, quase 10 pontos à frente. Na projeção de primeiro turno, o ex-ministro aparece com 4,3%, enquanto o presidente teve 32,7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O resultado evidencia o desafio do DEM de emplacar Mandetta como uma terceira via em 2022 e conquistar a vaga para disputar o segundo turno. Não é tarefa fácil, levando em conta que o ex-presidente Lula obteve 27,4% no primeiro turno.

Sérgio Moro (9,7%) e , do PDT (7,5%) ainda aparecem à frente de Mandetta. Na lanterna, a pesquisa traz o governador de SP, (), com 4,3%. O apresentador Luciano Huck vem com 2,5% do total. Em um cenário que desconsidere Lula, o ex-prefeito de , Fernando Haddad, vem com 15,4%.

Segundo turno

A simulação de segundo turno da pesquisa da Atlas aponta que Bolsonaro teria dificuldade com todos os nomes, e não só com Mandetta. Lula venceria o atual presidente com oito pontos de diferença, num “placar” de 44,9% contra 36,9%. Ciro Gomes bateria o presidente com 44,7% contra 37,5%. Mandetta teria os 46,6%, com quase 10 pontos de diferença, a maior vantagem.

O levantamento consultou 3.721 eleitores com questionários aleatórios pela internet em uma metodologia que considera algoritmo de acordo com as características da população brasileira. A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a imagem dos políticos – neste quesito, Bolsonaro foi desaprovado por 60% do total, com aprovação de 34,8%, uma queda de três pontos em relação do levantamento feito em janeiro.

O recorde de rejeição, no entanto, está com o ex-ministro da Justiça, Sérgio Moro, que aparece com 63% de desaprovação. O ex-presidente Lula surgiu com 36% de aprovação, com aumento de 3 pontos desde janeiro. Mandetta é quem tem a imagem mais positiva, com 40% de aprovação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano