Pular para o conteúdo
Política

Com bancada feminina, Simone cobra ministro da Saúde sobre vacina, kit intubação e tratamento precoce

Reunião foi realizada na semana que antecede o início da CPI da Pandemia no Senado
Arquivo -

A bancada feminina no Senado, liderada por (MDB-MS), se reuniu com o ministro da Saúde, , na noite de ontem (20). Durante o encontro, realizado à distância, as parlamentares questionaram e cobraram o titular da pasta sobre as ações de enfrentamento à pandemia de .

Segundo divulgado pela assessoria de imprensa de Simone Tebet, Queiroga foi perguntado sobre o ritmo da distribuição de vacinas e de entrega de medicamentos do kit intubação a estados e municípios.

O ministro respondeu que a falta de insumos, medicamentos e imunizantes não é exclusiva do Brasil. Além disso, negou que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) foi displicente com relação à compra de vacinas, mas reconheceu atrasos na entrega das doses efetivamente contratadas.

[Colocar ALT]
Ministro Marcelo Queiroga e equipe de mulheres da pasta se reuniram com senadoras nesta terça-feira – Divulgação/Assessoria

A bancada feminina no Senado mandou ofício à OMS (Organização Mundial de Saúde) para alertar sobre a situação da pandemia no Brasil. A carta ainda teve o propósito de sensibilizar empresas e laboratórios a enviarem com mais rapidez medicamentos usados no procedimento de intubação de pacientes da covid-19.

Simone e as demais senadoras também questionaram sobre tratamento precoce, campanhas de conscientização da população, diretrizes sobre inclusão de pessoas com comorbidade e deficiências nos grupos prioritários da vacina e redução no orçamento da Saúde.

Marcelo Queiroga indicou meta de voltar a imunizar 1 milhão de pessoas por dia. Além disso, destacou uma mudança de conduta no ministério em relação à gestão anterior, do general Eduardo Pazuello. Segundo ele, desde sua chegada se restabeleceu o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e medidas de distanciamento.

O novo ministro, médico cardiologista, ainda afirmou que formou uma equipe técnica, composta por profissionais comprometidos com a Ciência. Ele atendeu as senadoras com um time de assessoras.

Sobre tratamento precoce – muitas vezes incentivado por Bolsonaro, embora os medicamentos usados não sejam eficazes contra a covid-19 e possam até acelerar uma eventual morte -, Queiroga se posicionou contrário. O ministro completou dizendo que é favorável ao atendimento médico imediato quando manifestados os primeiros sintomas da doença.

A reunião foi realizada na semana que antecede o início dos trabalhos da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia no Senado. A primeira reunião do grupo que vai investigar as ações – ou a inércia – do governo federal perante a emergência em Saúde será na próxima terça-feira (27).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MC Livinho recebe alta da UTI, após perfurar pulmão em acidente de moto

bolsoaro ovando

‘Tirania togada’: deputado Luiz Ovando celebra sanções contra ministro do STF

Artista de Três Lagoas é finalista em mostra nacional do Conselho Federal de Psicologia

Graças a Deus antes de virar Venezuela, diz deputado de MS sobre aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Encosto de assento preferencial de ônibus quebra e passageiros improvisam com sacola

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

O que Lionel Messi, o ator Mark Wahlberg e Mirka Federer, esposa do lendário tenista Roger Federer, têm em comum? Os três fazem parte de um seleto grupo que ostenta no pulso um dos relógios mais cobiçados (e enigmáticos) do mundo da alta relojoaria: o Rolex Cosmograph Daytona ref. 126538TRO, apelidado carinhosamente de “Barbie”. Essa … Continued

Trânsito

Colisão mata duas pessoas na MS-157, entre os distritos de Montese e Piraporã

Uma das vítimas chegou a ser levada ao hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos

Política

Churrasco na Afonso Pena comemora Lei Magnitsky contra Moraes: ‘está só começando’

Manifestantes fizeram churrasco e adesivaço em comemoração às sanções contra Alexandre de Moraes

Trânsito

Motociclista invade preferencial e acaba atingida por carro na Avenida Mato Grosso

No momento da colisão um breve congestionamento acabou sendo provocado na via