CNH de graça em MS é aprovada pelos deputados; confira quem pode conseguir o benefício

Programa prevê atender 5 mil pessoas por ano com CNH sem custo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputados foram unânimes na aprovação do projeto de lei
Deputados foram unânimes na aprovação do projeto de lei

Projeto de lei da CNH MS Social para beneficiar 5 mil pessoas por ano com Carteira Nacional de Habilitação sem custo, foi aprovado em segunda votação nesta terça-feira (14) e segue para redação final. Depois, segue para sanção do Governo de Mato Grosso do Sul.

O programa prevê o custeio pelo Estado do processo para a retirada da primeira CNH nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E.

A proposta do CNH MS Social é cobrir todos os gastos até a retirada do documento, incluindo as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas, exames médico e psicológico e as taxas. Para ser beneficiário do programa, o candidato deverá estar em situação de vulnerabilidade social, inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal, possuir renda per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos, e residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos. 

Além disso, 5% das vagas para a primeira habilitação serão destinadas a PcD (Pessoas com Deficiência). A Sedhast (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) será responsável por verificar a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.

Não poderá ser contemplado quem tiver cometido crimes na condução de veículo, com sentença penal condenatória transitada em julgado, e quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada, ou desejar transferir processo de habilitação iniciado em outra unidade da federação. 

Conteúdos relacionados

lula