Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em MS, projeto prevê 5 mil CNHs de graça por ano para pessoas de baixa renda

Projeto CNH MS Social foi entregue hoje pelo Detran à Assembleia e segue para votação
Arquivo -
Detran-MS também divulgou lista de condutores que devem entregar a CNH.
Detran-MS também divulgou lista de condutores que devem entregar a CNH.

pode ter, a partir de 2022, um programa para ajudar quem não tem condições de tirar a Carteira de Habilitação a obtê-la sem custo. É o programa CNH MS Social, que prevê o custeio pelo Estado do processo para a retirada da primeira CNH nas categorias A, B ou AB, adição de categoria A ou B e mudança para as categorias C, D ou E. O projeto de lei foi entregue, nesta quarta-feira (20), ao presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, pelo diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior. A ideia é beneficiar mais de 5 mil pessoas por ano. 

A proposta do CNH MS Social é cobrir todos os gastos até a retirada do documento, incluindo as 20 aulas práticas e as 45 teóricas exigidas, exames médico e psicológico e as taxas. Para ser beneficiário do programa, o candidato deverá estar em situação de vulnerabilidade social, inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) do Governo Federal, possuir renda per capita de até 1/2 salário mínimo ou renda total mensal de até 2 salários mínimos, e residir em Mato Grosso do Sul há, no mínimo, dois anos. Cinco por cento das vagas para a primeira habilitação serão destinadas a PcD (Pessoas com Deficiência). A (Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) será responsável por verificar a situação de vulnerabilidade social dos beneficiários.

Não poderá ser contemplado quem tiver cometido crimes na condução de veículo, com sentença penal condenatória transitada em julgado, e quem teve a CNH ou a Permissão para Dirigir cassada, ou desejar transferir processo de habilitação iniciado em outra unidade da federação. 

Paulo Corrêa, presidente da Alems, falou sobre a criação do programa. “Em tempo de pandemia, este programa poderá trazer melhorias na condição e qualidade de vida das pessoas que se enquadram nos critérios citados no projeto, vez que as possibilidades de empregabilidade podem aumentar com a CNH — categorias A e B, ou dar viabilidade a outras formas mais exigentes de empregos com veículos que exigem as categorias C, D e E”, pontuou.

O diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Junior, destacou que, além do viés social, o projeto traz qualificação e melhora o trânsito. “Hoje em dia, um dos maiores riscos de acidentes que nós temos é a condução de pessoas não habilitadas, principalmente motociclistas. A pessoa que está dirigindo não habilitada acaba ficando tensa, sempre com medo de alguma operação policial, ela se expõe mais e acaba dirigindo com alta velocidade”, disse.

A proposta entregue à Assembleia Legislativa precisará ser aprovada pelos deputados estaduais, em duas votações, antes de seguir para a sanção do governador e posterior regulamentação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Tereza mira ‘ameaça’ a brasileiros e lidera audiência para apurar investigação americana

María Antonieta, a Chiquinha de Chaves, cai de escada após internação

Presidente de associação de escola futebol morre em acidente em Dourados

Zeca do PT pede vistas ao projeto de lei sobre aumento do financiamento da MSGás

Notícias mais lidas agora

consórcio guaicurus

Ônibus sucateados: situação da frota do Consórcio Guaicurus é pior que a média brasileira

AO VIVO: STF tem 2º dia de julgamento de Bolsonaro e outros réus

Em Nova Alvorada, promotor do MPMS é alvo de denúncia por suspeita de ‘aliviar’ para prefeito

agro

“Coisas nos seus devidos lugares”, diz Tereza Cristina após UPb sair da base de Lula

Últimas Notícias

Cotidiano

Dourados ocupa ranking nacional de inserção de DIU pelos SUS

Considerando a proporção de inserções em relação ao total de mulheres em idade fértil, Dourados ocupa a primeira posição no Brasil.

Brasil

Após anúncio do desembarque, Lula almoça com Alcolumbre e ministros do União Brasil

Encontro acontece depois da Federação União Progressista, que inclui o União Brasil e o PP, anunciar seu desembarque do governo (Foto:

Política

“Fica pronta no 1º semestre de 2026”, diz ministra do Orçamento sobre ponte do MS ao Paraguai

São mais de R$ 600 milhões para investimento da alça que ligará os países pela Rota Bioceânica

MidiaMAIS

Higiênicos, paçoqueiros do mesmo ponto sofrem consequências de atitude de vendedor ‘porco’

Vendas das paçocas caíram e os dois já foram confundidos com o ambulante que viralizou coçando "aquele lugar" em Mato Grosso do Sul