Em disputa com outras duas capitais do Brasil, Campo Grande venceu com mais de 20 votos e vai sediar a Conferência Nacional da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), em novembro. A escolha da Capital morena aconteceu na última quinta-feira (5), em Brasília, e a Diretoria Executiva escolheu a capital de Mato Grosso do Sul para sediar o evento.
O vice-presidente da Região Centro-Oeste da Unale e deputado estadual, Lídio Lopes (Patriota), apresentou a candidatura do Estado e pontuou que o evento será histórico. “Será uma conferência histórica e de forma híbrida. Celebraremos os 25 anos de trabalho da entidade”, disse.
Ainda segundo Lopes, a 24ª Conferência Nacional será um grande evento. “Será uma bela conferência, respeitando os critérios sanitários. Será uma honra recepcionar cada deputado das unidades federativas do Brasil. Aos participantes deste grande encontro, podem esperar um Estado receptivo, humano e pujante. Tenho certeza que Campo Grande, uma das cidades mais belas do País, está pronta para recepcioná-los e faremos isso com muito orgulho, calor humano e humildade”, destacou.
A presidente da Unale, Ivana Bastos (PSD-BA), falou sobre a forma democrática da votação para a escolha da cidade sede da 24ª Conferência Nacional da entidade. “Tivemos aqui na sede da Unale a apresentação de três estados maravilhosos: Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Paraíba. Ouvimos todos os presentes e pelo rodízio das regiões, o estado de Mato Grosso do Sul foi o que convenceu os Unaleanos”, enfatizou.
Conferência Nacional
Organizada anualmente pela Unale, com apoio das Assembleias Legislativas, a Conferência Nacional é um encontro democrático de discussões com propostas de apresentar melhorias e o crescimento do país, por meio de reuniões e troca de experiências de parlamentares de todas as regiões e partidos. A última Conferência Nacional da Unale foi realizada em novembro de 2019, na Bahia. Em 2020, a Conferência não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.
Com assessoria