Dizendo que continua fazendo política fora do palanque, o ex-prefeito de Campo Grande (PP) afirmou que a direção não decidiu sobre candidatura em 2022 ou se participará como ‘segunda opção para apoiar André, Trad ou Reinaldo'. Bernal, no entanto, diz que não apoia caso o partido opte por um destes nomes – a um ano e meio das eleições do próximo ano, o assunto é discutido ainda no campo de cogitações.

“Continuo fazendo a boa política, mantendo contato com as pessoas, respeitando as regras sanitárias. Quanto a disputar eleição, não faz parte da minha intenção, pois a direção nacional e regional do partido ainda não se reuniu para deliberar”, disse antes de citar os nomes do ex-governador André Puccinelli (MDB), do prefeito de Campo Grande, (PSD), e do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB).

Outra dúvida é a permanência no PP. Alcides Bernal disse que a decisão também dependerá da confirmação na mudança na direção do partido. Em Campo Grande, Esacheu Nascimento foi o nome da sigla partidária para disputa à prefeitura e recebeu 2,45% dos votos – apenas um vereador foi eleito para Câmara Municipal, Dr. Victor Rocha.

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o PP é composto pelos deputados e Gerson Claro que, inclusive, ocupou a liderança do governador Reinaldo  na Casa de Leis.