Pular para o conteúdo
Política

Ato contra Bolsonaro em Campo Grande pede cancelamento da reforma administrativa e defesa do SUS

Manifestantes seguem pela Afonso Pena com palavras de ordem contra o presidente
Arquivo -

Manifestação no Centro de na manhã deste sábado (19) reúne opositores do presidente Jair Bolsonaro. Além de palavras de ordem contra o chefe do Executivo federal, os participantes cobram o cancelamento da reforma administrativa e fazem a defesa do SUS (Sistema Único de Saúde) e do projeto de lei centralizado nos delegados da Polícia Federal.

Dois trios elétricos participam da concentração na Praça do Rádio Clube, onde os organizadores distribuem máscaras e álcool em gel aos participantes –que são orientados a manterem distanciamento social. Pessoas com colete verde cuidam da segurança do ato, enquanto os de colete azul fazem a biossegurança.

[Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)] [Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)] [Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)]

O ato conta com militantes do PT e do PDT, incluindo a presença de parlamentares –como a vereadora Camila Jara e os deputados estaduais Amarildo Cruz e Pedro Kemp, todos petistas–, além de sindicalistas. Cartazes com dizeres contrários a Bolsonaro e em alusão às causas também são erguidos no local.

A manifestação partiu há alguns minutos da Praça do Rádio e deve andar por poucas quadras da . A programação prevê parada em frente à antiga sede do e ao Banco do . Dali, eles devem fazer o contorno e retornar ao ponto de partida.

Em razão do ato, a pista sentido Parque dos Poderes-Centro da Afonso Pena está interditada, sendo registrado ainda um princípio de congestionamento.

[Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)] [Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)] [Protesto reúne opositores de Jair Bolsonaro no Centro da Capital. (Foto: Marcos Ermínio)]

A proposta de reforma administrativa enviada pelo Governo Bolsonaro ao Congresso prevê, entre outros pontos, a restrição da estabilidade no serviço público e cria cinco tipos de vínculo com o Estado: de experiência, por prazo determinado, cargo típico de Estado, vínculo por prazo determinado e cargo de lidernaça e assessoramento –as regras são válidas para os novos servidores. A matéria já passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

A defesa do SUS, por seu turno, ganhou corpo diante da pandemia de coronavírus, onde o sistema público se encontra sobrecarregado de pacientes, ao mesmo tempo em que gerencia gratuitamente a vacinação da população –que caminha a passos lentos.

A gestão da pandemia, aliás, é um dos ingredientes que compõem os protestos contra Bolsonaro, defensor do tratamento precoce (contestado por autoridades científicas) e que vem fazendo declarações polêmicas acerca das vacinas e da necessidade de retomada da economia. O país registra mais de 17,8 milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, com o número de mortes já superando os 498 mil.

Por fim, a Polícia Federal se mobiliza para mudanças na indicação do diretor-geral do órgão, com instituição de mandato de 5 anos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Administrativos da Educação Municipal paralisam atividades na quinta-feira

Asfalto se desfaz após operação tapa-buracos e moradores reclamam: ‘Parece terra com pedra molhada’

Mulher que matou filha afogada é condenada a 6 anos de prisão em Campo Grande

Homem é inocentado após 38 anos preso em Londres

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

Namorado é preso suspeito de feminicídio após mulher desaparecer em rio de MS

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

mujica vander pepe

Vander lamenta morte de Pepe Mujica: “homem brilhante, de sabedoria que poucos têm”

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Madonna vai estrelar sua própria história em série da Netflix

Madonna está pronta para revisitar sua trajetória lendária — desta vez, em formato de série. Segundo o site Deadline, a Rainha do Pop está desenvolvendo uma minissérie sobre sua vida e carreira musical, que será produzida pela Netflix. O projeto, ainda em estágio inicial, contará com a própria artista na produção executiva, ao lado de … Continued

Le Blog Maria Antonia

Kim Kardashian chora em tribunal e perdoa ladrões em julgamento de roubo milionário em Paris

A empresária e estrela de reality show Kim Kardashian compareceu nesta terça-feira (13) ao tribunal de Paris para prestar depoimento no julgamento dos acusados de envolvimento no violento assalto que sofreu em outubro de 2016. Durante a Semana de Moda de Paris, Kim foi rendida e amarrada sob a mira de arma na suíte de … Continued

Política

“Fez política com o coração”, lembra Camila Jara sobre Pepe Mujica

Ex-presidente do Uruguai lutou contra câncer

Polícia

‘Dor muito grande’: Familiar lamenta morte de Ronaldo, esfaqueado pela esposa

Família da vítima não acredita em morte acidental e questiona motivo da esposa supostamente ter mentido