O Governo de tornou-se um dos signatários da iniciativa que pretende apresentar ao presidente dos , Joe Biden, carta na qual assumem estar preparados para colaborar com questões climáticas. De acordo com o titular da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Familiar), Jaime Verruck, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assinou o documento na última quarta-feira (14), após o documento passar por alterações.

Recebemos a primeira versão da carta na quinta-feira da semana passada. Ainda não tínhamos assinado porque avaliamos que seriam necessárias algumas alterações, que colocassem objetivamente qual era o interesse dos governadores. Ontem, veio uma nova versão e esta foi assinada por todos os governadores, inclusive o governador Reinaldo Azambuja”, detalhou Verruck.

O secretário também pontuou que, no texto, foi incluída a questão dos incêndios no bioma pantaneiro, que somente ano passado teve quase 30% de sua área consumida pelo fogo decorrente de queimadas. “Vamos buscar recursos para que tenhamos ação continuada além da que ja estamos executando”, detalhou o titular da Semagro, que é conveniada à CBC.

US$ 20 bilhões em verba internacional

A carta para Biden é iniciativa do Fórum Nacional de Governadores e articulada pelo CBC (Centro Brasil no Clima) e demais entidades ambientalistas, de olho em um fundo estadunidense de aproximadamente US$ 20 bilhões que seria destinado ao Brasil para combater o desmatamento, sobretudo na Amazônia. A destinação desses recursos foi ponto afirmado por Joe Biden durante a campanha presidencial nos EUA – o presidente também afirmou que aplicaria sanções ao Brasil caso o país não “pare de desmatar”.

A iniciativa inédita de governadores aposta na autonomia dos Estados para driblar a crise diplomática brasileira no globo, bem como os imbróglios ambientais do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). No texto, os governadores signatários afirmam ter preparo para colaborar com os Estados Unidos na preservação do meio ambiente no Brasil.

A carta deverá ser apresentada ao governo estadunidense no próximo dia 22 de abril, quando ocorre a Cúpula dos Líderes Climáticos, convocada pelos EUA. O texto atual propõe ações baseadas em quatro eixos essenciais de cooperação: Descarbonização, Recuperação Florestal, Recursos Internacionais e Cultura Ecopolítica. O documento também traz referências para a regulamentação do artigo 6 do Acordo de Paris, com base em créditos de descarbonização e de carbono.