Política

Após manifestações de 7 de setembro, comandante do Exército fará pronunciamento

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira fará discurso de “soldado para soldado”

Renata Volpe Publicado em 17/09/2021, às 10h47

General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira
General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira - TRT/RR/AM, Divulgação

Após as manifestações de 7 de setembro, Dia da Independência, o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, fará nesta sexta-feira (17) a sua primeira fala pública e um discurso de “soldado para soldado”.

O pronunciamento está programado para ir ao ar nas redes sociais da instituição às 20h, e deve ser direcionado aos integrantes da Força Terrestre. De acordo com fontes militares, a fala do comandante reforçará o compromisso com princípios como coesão interna, disciplina, respeito à hierarquia e à Constituição.

Segundo informações apuradas pelo jornal Valor, o Exército foi citado numa série de notícias falsas na véspera e no dia 7 de setembro, quando centenas de milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra o STF (Supremo Tribunal Federal ) e o Congresso Nacional, atendendo a convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Essas “fake news”, que circularam intensamente nas redes sociais e grupos de aplicativos, falavam que existiriam tropas em vários pontos do Brasil articulando uma ruptura institucional.

Porém, ao contrário, oficiais da Força Terrestre estavam de prontidão apenas monitorando os desdobramentos dos protestos, em parceria com as polícias militares dos Estados, que eram as responsáveis pela manutenção da ordem e da segurança pública.

A avaliação das duas instituições foi que os atos transcorreram de forma pacífica em todo o país, sem intercorrências graves.

Jornal Midiamax