Após a aprovação pela para o uso emergencial da vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac, a , o governador de MS Reinaldo Azambuja (PSDB) se pronunciou nas redes socais na tarde deste domingo (17). Segundo o governador, um avião do Governo do Estado irá buscar as vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em Sõa Paulo o mais rápido possível para reestabelecer a normalidade.

“A aprovação do uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford, pela Anvisa, é uma importante conquista para a ciência e para o povo brasileiro. Entendo que não há nenhuma outra tarefa mais urgente do que esta: imunizar o mais rápido possível toda a população para a retomada da economia e, principalmente, para salvar vidas’, começou Reinaldo.

A imagem pode conter: 1 pessoa
(Reprodução, Facebook)

“Por isso, para dar mais agilidade no processo, vamos encaminhar o avião do Governo do Estado para buscar as doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em . Já temos a logística construída para que a vacinação em nosso estado se inicie imediatamente após o recebimento das doses da vacina e distribuição aos 79 municípios, pois temos pressa em parar de perder vidas, reduzir os riscos de comprometimento grave do sistema de saúde e recuperar os empregos”, finalizou em nota.

Logística

O Ministério da Saúde anunciou que começa a distribuir as doses da vacina contra o coronavírus nesta segunda-feira (18) e o estado de Mato Grosso do Sul se prepara para o início da campanha. O titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, disse que as doses serão enviadas aos 79 municípios dentro de 48 horas.

“Quero reforçar que Mato Grosso do Sul já está preparado para receber e distribuir aos municípios, todas doses enviadas pelo Ministério da Saúde, em no máximo 48 horas a partir do momento em que as vacinas tocarem o solo do nosso estado”, disse.

O governo de MS lançou na última semana o Plano Estadual Conjunto de Distribuição de Imunizantes e Insumos contra a Covid-19, que prevê a logística para levar a vacina a todos os 79 municípios do Estado. Mais de 20 viaturas da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul), PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) e do (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) darão apoio à equipe de transporte da Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica).