Para que cães com , pertencentes a famílias de baixa renda, possam ser tratados com medicamentos, projeto de lei quer criar programa de doação de remédios em Mato Grosso do Sul. 

Segundo a proposta protocolada pelo deputado estadual João Henrique Catan (PL), o texto cria o Programa Bem-Estar Animal para Tratamento de Leishmaniose em Mato Grosso do Sul, destinado a tutores de baixa renda. Serão beneficiados aqueles que comprovarem renda familiar de até três salários mínimos.

Pela proposta, os tutores de baixa renda que estiverem cadastrados no programa e optarem por tratar o animal com leishmaniose receberão os medicamentos necessários, exames e avaliações clínicas oferecidas pelo programa estadual.

Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, por se tratar de uma questão de saúde pública, o diagnóstico da leishmaniose canina era praticamente uma sentença de morte até pouco tempo atrás, levando o animal ao sacrifício. “Mas, em 2016, o Ministério da Saúde mudou a orientação e hoje sabemos que é possível tratar o animal, com resultados muito positivos. Porém, muitas pessoas não têm condições financeiras de pagar os valores do tratamento e este projeto vem justamente para ajudá-las a ter este acesso”, explica o deputado.

Ainda conforme o texto do projeto de lei, a secretaria estadual responsável pela execução do programa organizará a execução em todos os municípios do Estado. O programa será regulamentado pelo Poder Executivo.

O projeto de lei precisa passar pela análise da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).