Aprovada pela Câmara Municipal de , a Lei que autoriza a contratação do empréstimo junto ao Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata) no valor de até 40 milhões de dólares com garantia da União, foi sancionada nesta quarta-feira (8) pelo prefeito (PP).

Os recursos serão destinados ao “Programa de Desenvolvimento de Dourados – Desenvolve Dourados” e devem, segundo a administração municipal, ser aplicados em 35 frentes de novas obras e intervenções urbanas, o projeto terá investimento com recursos internacionais.

“Vamos dar um salto na qualidade estrutural e também de preservação ambiental da cidade e consequentemente na qualidade de vida do douradense com o Programa de Desenvolvimento de Dourados”, destaca o prefeito Alan Guedes.

Estiveram presentes 14 dos 19 vereadores de Dourados. “Quero agradecer aos colegas de bancada que se sensibilizaram da importância dessa aprovação, talvez um dos maiores projetos com capacidade de mudar nossa cidade”, disse a vereadora e líder do governo na Câmara, Daniela Hall.

O Fonplata é um Banco Multilateral de Desenvolvimento formado por cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, e Uruguai, cuja principal missão é apoiar a integração dos países-membros para consolidar um desenvolvimento harmônico e inclusivo, mediante operações de crédito e recursos não reembolsáveis do setor público.

As propostas do programa estão divididas em investimentos nas áreas: Saneamento Urbano, Meio Ambiente, Mobilidade e Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura Administrativa e Fortalecimento Institucional. A importância desse investimento coloca o município em outro patamar de crescimento e sustentabilidade municipal.