Em reunião com os representantes das 27 superintendências federais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), nesta quarta-feira (12), a ministra (DEM) fez balanço dos trabalhos e falou da importância da atuação das superintendências regionais para o Governo Federal.

“Vocês são nossos olhos e representantes nos estados”, declarou a ministra. Ao relembrar as recentes conquistas, ela detalhou que o ministério teve a estrutura ampliada no governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A estrutura do Mapa foi alterada logo após a posse presidencial, com aumento de atribuições e incorporação do (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), SFB (Serviço Florestal Brasileiro), Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), além das políticas de agricultura familiar e pesca.

“Ficou um Ministério mais robusto e é muito bom que tenham vindo. Irão somar às outras áreas”, observou a ministra. Na avaliação dela, a agricultura familiar representa um dos maiores desafios da pasta e exige olhar diferenciado das superintendências.

A questão fundiária, sanidade, sustentabilidade e agricultura 4.0 também foram abordadas como principais diretrizes de atuação do Mapa. O evento com os superintendentes segue até a quinta-feira (13).