Empossado nesta semana como novo regional do Centro Oeste na Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais), o deputado estadual (Patri) destacou nesta terça-feira (11) que a principal pauta da União é aprovar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da independência legislativa.

“Nós apresentamos quatro propostas e esperamos que sejam aprovadas para que todos tenham maior autonomia legislativa nos Estados. A principal é a PEC da independência. Muitos projetos que são encaminhados entram na esfera de competência. Às vezes, um projeto apresentado por deputado é de competência das Câmaras municipais ou federais. Fica sempre uma linha tênue e precisamos saber o que realmente compete ao parlamento estadual”, comentou,

Lopes explica que a Saúde, por exemplo, tem competência concorrente em alguns assuntos. Em outros, as proposições acabam gerando vício de iniciativa. “Estaremos mais presentes em Brasília”.

Durante a cerimônia realizada na segunda-feira (10), em Brasília, Herculano Borges (SD) foi empossado secretário de MS na instituição e Lopes vice-presidente da Unale na região Centro-Oeste.

O novo secretário de na Unale falou sobre a importância da representatividade da ALEMS na União. “Nossa participação na Unale é fundamental, pois a entidade discute e encaminha pautas comuns aos estados brasileiros e troca experiências em projetos bem sucedidos que poderão ser aplicados em Mato Grosso do Sul”, afirmou o deputado Herculano Borges, 2º secretário da Casa de Leis.

Confira a lista completa dos membros da nova diretoria executiva.