Pular para o conteúdo
Política

Subnotificação vai matar a quarentena, alerta senadora Simone Tebet

Estudos apontam que os números de infectados por coronavírus no Brasil podem ser ainda maiores, fato causado pela subnotificação dos casos. Diante da situação, a senadora Simone Tebet (MDB) alerta que a “subnotificação vai matar a quarentena”. A presidente da Comissão e Justiça questionou os dados do último domingo (29), “22 mortes com “apenas” 352 novos […]
Arquivo -
Senadora Simone Tebet presidente da CCJ. (Waldemir Barreto
Senadora Simone Tebet presidente da CCJ. (Waldemir Barreto

Estudos apontam que os números de infectados por coronavírus no podem ser ainda maiores, fato causado pela subnotificação dos casos. Diante da situação, a senadora (MDB) alerta que a “subnotificação vai matar a quarentena”.

A presidente da Comissão e Justiça questionou os dados do último domingo (29), “22 mortes com “apenas” 352 novos casos em 24h?”. Para a parlamentar a subnotificação pode ser um fator para minimizar a gravidade da doença.

“Sem os números reais, a população não vai entender porque tem que FICAR EM CASA, correndo risco de perder emprego e, muitos, já com falta de comida”, escreveu em caixa alta, em publicação no Twitter. Simone usou as redes sociais para pedir “TESTE para TODOS URGENTE!”.

Subnotificação do coronavírus

Segundo estudo realizado pelo Centro para Modelagem de Doenças Infecciosas da London School of Tropical Medicine, do Reino Unido, a estimativa é de que os casos de coronavírus no Brasil são 11 vezes maior que o registrado oficialmente. Com a poucos testes disponíves, os exames brasileiros acontecem apenas para critérios clínicos.

A falta de notificação de todos os casos de coronavírus pode interferir na curva de transmissão da doença, que pode não ser fiel a realidade, prejudicando também a contenção do vírus. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que o teste seja realizado no maior número possível de pessoas.

Ao contrário do recomendado, e outros estados brasileiros não conseguem realizar inúmeros testes. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) havia informado que, no MS, os testes para coronavírus na rede pública são realizados apenas em casos considerados suspeitos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)