O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou o envio de Soldados das para cinco cidades de Mato Grosso do Sul para garantir a segurança no primeiro turno das eleições. Além de , o tribunal autorizou o envio de soldados para outros 10 estados.

Em MS, a Força Nacional poderá atuar em Paranhos, na 1ª ZE (Zona Eleitoral), (28ª ZE), , e Ponta Porã, que integram a 19ª ZE e, por fim, na 52ª ZE também em Ponta Porã.

Os requerimentos para a atuação da Força Federal foram previamente aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos governos estaduais para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila.

Em seu voto, o presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, ressaltou a presença de todos os elementos geradores de insegurança que justificam os pedidos.

A atuação dos militares são para a segurança do processo eleitoral com o objetivo de garantir o livre exercício do voto. Além de MS, os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, , Mato Grosso, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e também terão o apoio da Força Nacional.