Após a pandemia, o projeto da deve ser prioridade, pois pode impulsionar o desenvolvimento da América Latina. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (24), pelo senador sul-mato-grossense (PSD), que é presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores)

Nesta segunda-feira (24) aconteceu um seminário virtual do Parlasul (Parlamento do Mercosul) com intuito de discutir o andamento do projeto. Assim, Nelsinho afirmou a Agência Senado que é preciso destacar os esforços dos países para adiantar a realização da Rota.

Além disto, afirmou que “a retomada do desenvolvimento econômico implica, necessariamente, novas alternativas para que o povo possa ter geração de emprego e renda”. Em reunião com o parlamento, o senador já havia ressaltado que o projeto “é uma rota que vai encurtar em oito mil quilômetros marítimos a distância do nosso país até o continente asiáticos, além de baratear o frete em 40% ou 60%, dependendo do tipo do produto”.

Rota Bioceânica

O projeto da Rota Bioceânica é uma iniciativa para diminuir até 8 mil quilômetros do transporte de mercadorias brasileiras até o mercado asiático. Assim, o trajeto irá passar pelo Brasil, Paraguai, Bolívia e Chile.

Outra etapa da Rota já foi inciada em Mato Grosso do Sul. No dia 20 de julho de 2019 foi assinada a licitação para construção da ponte de até Caramelo Peralta, município paraguaio. Por fim, a previsão do Governo do Estado é de que a ponte seja inaugurada em abril de 2023.