Três deputados estaduais protocolaram nesta quarta-feira (05) requerimentos pedindo explicações sobre os valores cobrados pelas empresas credenciadas pelo (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) pelas novas placas nos moldes do Mercosul, que entraram em vigor na última segunda-feira (3) cobrando os valores mais altos do País. 

Dentre eles, documento assinado pelo deputado estadual (PT) confere prazo de 72h para o diretor-presidente do Detran-MS, Luiz Carlos da Rocha Lima, levar pessoalmente documentos que respondam a questionamentos voltados ao valor elevado da cobrança. O primeiro deles é se existe algum estudo para auxiliar na redução dos preços.

No requerimento, de n.º 31/2020, o parlamentar também questiona sobre o valor mais caro de placa dentre os estados do País e quer saber quais os critérios para habilitação de empresas junto ao Detran-MS para venda da placa e, também, se nesse credenciamento é levado em conta o preço final.

O segundo requerimento, de n.º 52/2020, é assinado pelo deputado estadual Capitão Contar (PSL) e pede que Detran-MS e Governo do Estado tomem providências urgentes para fiscalizar o cumprimento, por parte das credenciadas, do dever de disponibilizar informações claras sobre os processos e o preço final das placas.

Já no pedido n.º 66/2020, o deputado Felipe Orro (PSDB) pede que o (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato Grosso do Sul) compartilhe as informações prestadas pelas empresas, após terem sido notificadas devido ao preço cobrado.