Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo quer subordinar 8 subsecretarias à Segov e concentrar mais decisões em Riedel

O governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB) enviou à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que altera a estrutura básica do Executivo para subordinar diretamente ao titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), Eduardo Riedel, oito subsecretarias. Na prática, são mais […]
Arquivo -

O governador de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB) enviou à Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) projeto de lei que altera a estrutura básica do Executivo para subordinar diretamente ao titular da (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica), , oito subsecretarias. Na prática, são mais poderes delegados ao titular da já maior pasta da gestão tucana, que vem ganhando espaço ao longo da administração, com poderes de demissão, promoção e cada vez mais representação em eventos públicos do governador. 

A matéria deu entrada na quinta-feira (26) na Casa de Leis. Se aprovada, as subsecretarias de Políticas Públicas para Mulheres; para a Promoção da Igualdade Racial; para a População ; para a Juventude; para a População LGBT; para as Pessoas com Deficiência; para as Pessoas Idosas e a de Assuntos Comunitários, passam diretamente para a Segov de Riedel.

A Secid (Subsecretaria Especial de Cidadania), que hoje tem vinculação com essas subpastas, será extinta. Ela havia sido criada na reforma de 2018, que também extinguiu a SECC (Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania).

“Esclareço, que, em virtude da revogação do item 1-A da alínea “b” do art. 10 da Lei N.º 4.640, de 2014, promove-se a renumeração de dispositivos para adequar à correta técnica legislativa as disposições que tratam das competências das referidas Subsecretarias que, a partir da publicação da pretensa Lei, ficam diretamente subordinadas ao titular da pasta de Governo, sem aumento de novas despesas”, pontuou Reinaldo na justificativa.

Mais poder

Ao longo dos últimos meses, o governador vem delegando cada vez mais atividades a Riedel enquanto se afasta das agendas públicas, principalmente as que acontecem em . Em março do ano passado, o secretário passou a assinar atos normativos de transformação de cargos em comissão vagos e de nomear e exonerar comissionados.

Já em fevereiro deste ano, Riedel recebeu a competência de ceder servidores com ônus para a origem, ou seja, sem reembolso aos cofres públicos. As mudanças são legais e não prejudicam a atuação de Reinaldo.

Enquanto isso, o tucano vem diminuindo sua participação em eventos públicos. Sua agenda de compromissos deixou de ser publicada no site do governo e Riedel passou a representar Reinaldo em agendas pelo Estado. Por vezes, Reinaldo faz entrega de obras e projetos no interior. 

‘Cortar caminho’

Em agenda de entrega de pacote de mais de R$ 1,3 bilhão em obras para Campo Grande na última sexta-feira (27), Riedel minimizou a situação. “Na prática, estamos cortando caminho porque essas subsecretarias já respondem à Segov, como era antes. Promover, exonerar, desde o início do governo é minha tarefa”, disse.

Questionado se esta seria uma estratégia tucana para se manter à frente do governo, já que Reinaldo Azambuja não pode se reeleger e não há candidato que desponte no PSDB até o momento, Riedel riu. “Estou focado no governo, em construir o resultado. Acabamos de sair de uma eleição e 2022 está muito longe”, finalizou.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

cpi hospitais

Lamentável, diz Pedrossian Neto sobre Trump investigar o Brasil comercialmente

alems dnit

Uso do Pix diminui receita dos sistemas de pagamento dos EUA, avalia Paulo Duarte

STF: Alexandre de Moraes decide validar decreto do IOF

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Embaixada dos EUA critica STF e chama Corte de ‘Supremo Tribunal de Moraes’

Últimas Notícias

Famosos

“Uma honra”, diz Vampeta sobre meme em protesto contra Trump

Vampetaço viralizou nas redes sociais, após Donald Trump anunciar taxação sobre o Brasil

Política

Brasil não tem que pedir licença, diz Lucas de Lima sobre EUA investigarem o Pix

"O Pix é nosso, funciona, e é um exemplo que devia ser seguido, não criticado”, avaliou o deputado

Polícia

Irmãos de 4 e 12 anos são resgatados após mãe sair para beber e os abandonar em MS

Crianças foram encontradas sozinhas em casa suja e com comidas espalhadas pelo chão

Cotidiano

Defensoria recorre ao STF para garantir tratamento gratuito de paciente psiquiátrica em MS

A paciente sofre de depressão, insônia crônica e doenças psicossomáticas