A cúpula do (Partido da Social Democracia Brasileira) de definiu apoio à reeleição do prefeito Marquinhos Trad () nas eleições de 2020. A decisão era amadurecida durante a semana, mas só saiu após reunião na manhã de hoje (10).

Segundo o vereador e presidente da Câmara Municipal, João Rocha, o PSDB entendeu por acompanhar Marquinhos, independente do aceite, ou não, da indicação de seu nome para compor a chapa como vice.

“Há reciprocidade, há o apoio que o prefeito deu ao governador [Reinaldo Azambuja] em 2018. Já está resolvido. Vamos estar ajudando com a chapa de vereadores. O PSDB não vai ter candidatura própria à prefeitura”, afirmou João Rocha.

A decisão é interpretada como uma da ala de Reinaldo Azambuja dentro do partido. O governador sempre defendeu apoio à reeleição de Marquinhos Trad, como o prefeito fez no das eleições estaduais de 2018. Naquele ano, o endosso de Trad ao tucano foi determinante para a virada de Reinaldo sobre o juiz aposentado Odilon de Oliveira.

Outras correntes no PSDB queriam lançar candidatura própria caso o prefeito decline da indicação de João Rocha para vice. Integrantes dessa frente avaliam que se abster de disputar o Executivo municipal é sinal de fraqueza. Durante as discussões, os nomes dos deputados federais e sempre surgiram como alternativas para concorrer à cadeira na Capital.

Sem compromisso

O PSD (Partido Social Democrático), por sua vez, avalia tanto o nome do presidente da Câmara, quanto manter Adriane Lopes (Patriota) na chapa majoritária. A direção da sigla costuma pregar que a decisão é pessoal e exclusiva de Marquinhos. Mas, integrantes do PSD explicam que nunca houve compromisso formal em acatar nome tucano para ser braço direito de Trad.

A convenção municipal do PSD para ratificar a candidatura de Marquinhos à reeleição será no próximo dia 15. O PSDB ainda não marcou data para o evento.