Pular para o conteúdo
Política

Projetos querem definir igrejas como serviço essencial em MS na pandemia

Deputado e vereador tentam aprovar projetos de leis que reconheçam a atividade religiosa como essencial em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19), que causou uma série de decretos restritivos para evitar aglomeração e proliferação do vírus. Em Mato Grosso do Sul, foram confirmados até quinta-feira (16) 131 casos e 5 mortes em decorrência da doença, […]
Arquivo -

Deputado e vereador tentam aprovar projetos de leis que reconheçam a atividade religiosa como essencial em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19), que causou uma série de decretos restritivos para evitar aglomeração e proliferação do vírus.

Em , foram confirmados até quinta-feira (16) 131 casos e 5 mortes em decorrência da doença, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado.

Na Assembleia Legislativa, a iniciativa é do deputado (SD) e o colega de partido, vereador , é quem propõe o mesmo na Câmara Municipal de , em medida apresentada na quarta-feira (15).

Ponto importante a considerar é que, no começo de abril, a Justiça decidiu que templos religiosos na Capital deveriam permanecer fechados até 5 de abril ou enquanto perdurasse a quarentena. Ainda estabelecia multa diária de R$ 50 mil aos locais que insistissem em abrir.

No texto da Casa de Leis do município, o pedido é para que Campo Grande reconheça as atividades religiosas nos templos, e fora deles, como essencial que deve ser mantida ‘em tempos de crise oriundas de moléstias contagiosas ou catástrofes naturais’. Na avaliação do vereador, a atividade religiosa é essencial, pois a fé ‘exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população’.

O autor cita que o mundo todo vive sob o medo diante do avanço da doença que ataca o sistema respiratório e pode levar a pessoa a morte. Mas pondera quanto à lista de serviços essenciais que permanecem abertos no período, afirmando que templos são fundamentais como ‘fator de equilíbrio psicoemocional’.

Texto praticamente igual ao de Papy foi apresentado em 8 de abril, ou seja antes do vereador, por Herculano Borges, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Na justificativa, o parlamentar afirma que a atividade religiosa tem como base tratados internacionais ratificados pelo e Constituição Federal.

Segundo o deputado, o projeto não fala sobre abrir as igrejas e outros lugares destinados à prática religiosa, mas em reconhecer que são serviços essenciais. “A abertura poderia ser uma consequência. Em nenhum momento fala de abrir com aglomeração de pessoas. Sou favorável a abrir, sim, mas respeitando as normas estabelecidas pela Saúde”.

O parlamentar cita quadros de ansiedade e depressão que, nesta época, são potencializados devido à pandemia mundial e a necessidade de maior reclusão. “O auxílio espiritual e emocional que as igrejas fazem muito bem irá ajudar as pessoas a superarem o medo, sem contar no suporte que muitas estão dando aos necessitados em comida e matérias de higiene e limpeza”.

Ainda considera injusto que outros serviços estejam voltando, “e as igrejas que desenvolvem um papel essencial na sociedade estejam totalmente fechadas’. Nesta sexta-feira (17), shoppings em Campo Grande começam a reabrir com restrições. O vereador Papy não respondeu à reportagem até o fechamento deste texto.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Carreta do Hospital do Amor percorre bairros e cidades de MS

Prevenção ao câncer: unidade móvel oferta exames de mamografia gratuitos em Campo Grande

Execução aconteceu na frente de uma escola (Foto: Reprodução, Polícia Nacional)

Polícia procura por mulheres envolvidas na execução de advogado ligado a Jarvis Pavão

‘Cadê a mãe?’: Adolescente abraçava pai morto dentro de carro e gritava por socorro na BR-262

Vacinação contra gripe avança, mas Dourados segue com leitos de UTI lotados

Notícias mais lidas agora

Juiz diz que há indícios de corrupção em contrato de R$ 59 milhões com empresa do Sigo

Executado com 12 tiros no Tiradentes tinha mais de 20 passagens por roubo e associação criminosa 

CBF confirma: Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira

Ex-Casamento às Cegas, Renata e Alexandre anunciam gravidez do primeiro filho

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Emily em Paris: 5ª temporada tem visual renovado e cenário italiano

As filmagens de Emily em Paris já começaram, e a Netflix não demorou a revelar as primeiras imagens de Emily Cooper pelas ruas de Roma na 5ª temporada da série. No entanto, a maior mudança não é o novo cenário italiano, e sim o novo corte de cabelo de Emily: nesta temporada, a personagem vai … Continued

MidiaMAIS

Sozinho, psicólogo de MS decide largar tudo e ir para o ‘fim do mundo’ de bicicleta: ‘eu e Deus’

Psicólogo estima que pedalará mais de 9 mil quilômetros até seu destino, no extremo sul do continente

Le Blog Maria Antonia

A febre dos Labubus, brinquedos com carinha de boneca e orelhas de coelho, que viraram os chaveiros da vez

Os Labubus, lançados pela marca chinesa Pop Mart, se transformaram em item de moda e estão sendo usados como enfeite em bolsas de famosas. A tendência ganhou força depois que a cantora Lisa, do grupo sul-coreano Blackpink,apareceu com o boneco pendurado em sua bolsa. A partir daí, outras personalidades passaram a aderir. Fotos : Reprodução/ … Continued

MidiaMAIS

Arraiá solidário da AACC, em prol das crianças com câncer, já tem data em 2025

Conhecido como o maior arraiá solidário do Estado, o evento é uma verdadeira demonstração de que o voluntariado faz toda a diferença na vida das pessoas