Pular para o conteúdo
Política

Órgãos públicos e privados serão obrigados a disponibilizar álcool em gel em MS

Projeto de lei que obriga estabelecimentos públicos e privados a disponibilizarem equipamentos com álcool em gel para a população, foi aprovado em primeira discussão durante sessão nesta quinta-feira (4) pelos deputados estaduais.  A proposta de Barbosinha (DEM) determina a todo estabelecimento, público ou privado, que ofereça ou comercialize qualquer tipo de alimento à populaçã...
Arquivo -

Projeto de lei que obriga estabelecimentos públicos e privados a disponibilizarem equipamentos com álcool em gel para a população, foi aprovado em primeira discussão durante sessão nesta quinta-feira (4) pelos deputados estaduais. 

A proposta de (DEM) determina a todo estabelecimento, público ou privado, que ofereça ou comercialize qualquer tipo de alimento à população está submetido a Lei, caso aprovada. Os comércios, empresas e órgãos públicos são obrigados a fixar em locais de fácil acesso e visualização o equipamento de álcool em gel, inclusive com placa contendo aviso. 

Está previsto na proposta que os hospitais públicos e particulares deverão fazer a instalação de dispensador de álcool gel 70 nos quartos, enfermarias, banheiros, corredores e área de recepção e atendimento ao público, objetivando evitar a disseminação de infecção hospitalar e outras patologias. 

Porém, apenas Gerson Claro (PP) líder do governo na Casa de Leis foi contrário a proposta. “Apesar da boa intenção do projeto, traz vício na medida que estabelece regramento tanto para estabelecimento privado quanto para os públicos. Os privados têm regramento e protocolos municipais e o projeto é dúbio. Voto contrário pela divergência de competência”.

O projeto de lei segue para segunda votação, ainda sem previsão de data. 

Também foi aprovada proposta de (PSDB) sobre notificação eletrônica do vencimento de carteira de habilitação e também quanto ao dever do consumidor de avisar quando houver alteração de endereço eletrônico. Segue agora para as comissões de mérito analisarem e então ser votado em segunda discussão.

Em segunda discussão, os deputados aprovaram dois projetos do Poder Executivo. O primeiro altera a redação de dispositivos da Lei 1.102/1990, que dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Poder Executivo, das Autarquias e das Fundações Públicas do Estado. A proposta confere o mesmo prazo das licenças paternidade aos pais biológicos e aos pais adotantes, de cinco dias consecutivos a partir do nascimento ou adoção, adequando assim o tratamento igualitário entre eles e a legislação estadual às normas federais.

Foi aprovado em segunda discussão, proposta que dispõe sobre a carreira Segurança Penitenciária da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), no que tange estabelecer a idade mínima de 21 anos e máxima de 40 anos para ingresso na carreira citada, via concurso público, comprovando idade no ato de inscrição. 

Estava pautada a proposta de Zé Teixeira (DEM) para assegurar o salário de mulheres vítimas de enquanto forem afastadas do cargo, porém, Claro pediu vista. “Peço vista para aparar aresta na constitucionalidade e também para discutir com a subsecretaria de Políticas Públicas das Mulheres. Tem uma lei federal que já garante isso”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)