Pular para o conteúdo
Política

Projeto de Moka para presidiários ressarcirem gastos ao Estado é aprovado

Foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal nesta quarta-feira (12) projeto de lei do ex-senador Waldemir Moka (MDB), de presidiários devem ressarcir o Estado pelos gastos com sua manutenção. O projeto é de 2015. Com a aprovação da Comissão, o projeto retorna agora para análise em Plenário.  Segundo divulgado pela […]
Arquivo -
Ex-senador Waldemir Moka (MDB) durante o Midiamax Entrevista.(Arquivo
Ex-senador Waldemir Moka (MDB) durante o Midiamax Entrevista.(Arquivo

Foi aprovado pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal nesta quarta-feira (12) projeto de lei do ex-senador (MDB), de presidiários devem ressarcir o Estado pelos gastos com sua manutenção. O projeto é de 2015. Com a aprovação da Comissão, o projeto retorna agora para análise em Plenário. 

Segundo divulgado pela Agência Senado, o texto foi levado a Plenário em julho do ano passado, na forma de um substitutivo da senadora Soraya Thronicke (PSL), porém os senadores decidiram enviá-lo para reexame da CCJ. 

O novo relator da proposta na comissão, Alessandro Vieira (Cidadania-SE), apresentou novo substitutivo para deixar evidente que somente haverá obrigação de pagamento das despesas para os presos hipossuficientes — ou seja, sem condições financeiras — quando os presídios oferecerem trabalho.

Para esses presos que não tenham como arcar com todos os custos, haverá um desconto, fixado em até 25% da remuneração recebida pelo preso. Conforme a proposta, ao término do cumprimento da pena, eventual saldo remanescente da dívida estará extinto.

Vieira também deixou claro que o preso que possuir recursos próprios deverá ressarcir o Estado independentemente de oferecimento de trabalho pelo estabelecimento prisional. 

Na hipótese de não ressarcimento por esses presos, as despesas serão convertidas em dívida e será aplicada a legislação relativa à cobrança da dívida ativa da Fazenda Pública.

Os presos provisórios também deverão arcar com os custos do sistema prisional. Os valores serão depositados em conta judicial e serão devolvidos em caso de absolvição.

Segundo o relator, não há como deixar de diferenciar o preso que possui recursos próprios dos hipossuficientes. “Da mesma forma, não vemos razão para não cobrar as despesas do preso provisório, até porque é assegurada a devolução de todos os recursos em caso de absolvição”, apontou.

Custos

Por fazer fronteira com dois países, Bolívia e Paraguai, acaba prendendo muitas pessoas envolvidas com tráfico de drogas. Durante a inauguração do presídio de segurança máxima da Gameleira em novembro do ano passado, em , o governador (PSDB) voltou a dizer que o custo mensal de Mato Grosso do Sul com a massa carcerária é de R$ 12 milhões, uma média de 703 presos para cada 100 mil habitantes, maior que a média nacional que é de 349 detentos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Polícia prende autores de roubo à mão armada em panificadora de Nova Andradina

lula lei

Lei que entrou na Câmara no 1º mandato de Lula entra em vigor após 19 anos

Força-tarefa de tapa-buracos será iniciada na segunda em Campo Grande

Mamãe onça e filhotes surpreendem turistas a caminho de pesca no Pantanal 

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Márcio de Camillo homenageia Geraldo Roca em show gratuito em Dourados neste sábado

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Até 11h, 500 doses já haviam sido aplicadas; expectativa é vacinar mil pessoas até o fim do dia

Cotidiano

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Prefeita de Campo Grande disse que o município toca oito obras, algumas delas paradas há quase duas décadas

Cotidiano

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Ainda há ingresso disponíveis para quem quiser adquiri o sobá e colaborar com a participação da equipe sul-mato-grossense na Superliga de Futsal

Famosos

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Enquanto caminhava por uma calçada de Copacabana, Rebecca foi surpreendida por um ferro que despencou do alto de um prédio; saiba detalhes