Projeto de lei quer obrigar faculdades a devolverem taxa de matrícula a desistentes
Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer obrigar as universidades particulares a devolver a taxa de matrícula ao aluno que desistir do curso ou solicitar transferência antes do início das aulas de cada período letivo. A proposta legislativa é de autoria do deputado João Henrique Catan (PL). Segundo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) quer obrigar as universidades particulares a devolver a taxa de matrícula ao aluno que desistir do curso ou solicitar transferência antes do início das aulas de cada período letivo.
A proposta legislativa é de autoria do deputado João Henrique Catan (PL). Segundo o texto, caso o projeto seja aprovado e sancionado, as universidades terão que fazer a devolução no prazo de dez dias, contados da solicitação de devolução pelo aluno.
As instituições poderão descontar até 5% do valor da matrícula a ser devolvido para cobrir os gastos administrativos dela decorrentes, desde que comprovados com a apresentação de planilha de custos.
O Procon ficará responsável para fiscalização do cumprimento das disposições além de poder aplicar multas previstas em regulamento próprio.
Conforme a justificativa apresentada no texto, o projeto de lei quer garantir proteção jurídica aos estudantes contra situações de abuso e de enriquecimento sem causa por faculdades particulares.
Para ir à sanção, a proposta precisa passar pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) para então, ir em votação no plenário.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Vereadores votam reforma administrativa da Prefeitura de Campo Grande nesta quarta-feira
Análise do projeto ocorre em sessão extraordinária, após apagão na Casa de Leis, que impossibilitou os trabalhos na terça-feira (10)
Dia será de tempo instável, com probabilidade de chuva em todo o estado
Instabilidade é causada por deslocamento de frente fria
Dia D contra dengue promove ações de conscientização em todo o Brasil
Secretário nacional diz que este é o momento de prevenir
Acidente na MS-386 acaba com dois carros capotados e quatro feridos entre eles um adolescente
Um dos carros foi parar em cima de um guard rail
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.