Após o Senado ter pautado uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para adiar as eleições municipais de outubro devido a do coronavírus, senadores de Mato Grosso do Sul ressaltam a necessidade da definição ainda em junho. Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (PSL) participaram da sessão de debates temáticos para analisar as perspectivas das Eleições Municipais de 2020.

A reunião aconteceu de forma virtual, na última quarta-feira (17). A sessão abriu espaço para senadores exporem pontos de vista sobre a PEC de autoria do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Segundo a proposta do senador, as eleições seriam adiadas para 6 e 20 de dezembro.

Assim, o senador Nelsinho Trad afirmou que o Congresso Nacional está preocupado apenas com a nova data para as eleições. O parlamentar ressaltou que outras datas que formam o também serão afetadas e merecem atenção. “A gente esquece que existe uma série de regulamentações que são realizadas pelo TSE e pelos TREs dos estados, que tem como balizamento, a data da eleição”, explicou.

O senador pediu para que o senado discuta e defina com urgência a decisão da PEC apresentada. “A partir do momento que a gente decidir, Senado e Câmara, o TSE vai normatizar a nossa decisão”. Enquanto isso, Nelsinho afirma que “os agentes políticos que estão todos ansiosos e esperando essa questão”.

Sobre o adiamento das eleições para dezembro, como prevê a PEC, a senadora Soraya Soraya Thronicke  afirma que é uma boa escolha. “Isso deixa a gente mais tranquilos, porque nem na pré-campanha nós temos espírito, para trabalhar uma pré-campanha”, afirmou.

Assim como o senador Nelsinho Trad, Soraya também defende que a decisão seja tomada o quanto antes pelo Congresso. “Esses prazos todos precisam ser decididos até o último dia do mês, por causa da descompatibilização”, ressaltou.

Candidatos afetados

A principal preocupação dos dois senadores é a otimização das eleições para os candidatos, que segundo eles, são afetados diretamente devido a pandemia. Soraya Thronicke lembrou que no momento o coronavírus tem causado várias vítimas fatais em todo o país.

“Nós vamos estar com pessoas morrendo e pedindo votos ao mesmo tempo”, ressaltou. Nelsinho Trad acredita que as alterações das eleições são assuntos que preocupam mais os próprios candidatos do que a população em geral.

Assim, ele pensa que “a população nem está aí para essa questão agora, quem é candidato, quem pretende se lançar, quem preparou esse tempo todo para poder ser vereador, ser , o cara quer saber quando ele vai ter que descompatibilizar, se vai valer a regra que está valendo hoje”.

Extensão dos mandatos

Ainda na reunião, a senadora Soraya Thronicke expôs desaprovação em relação a possibilidade de extensão dos mandatos de atuais prefeitos e vereadores. Segundo a senadora, a alternativa não é legítima.

“Extensão de mandato na minha opinião é aumentar uma legitimidade que o eleitor não deu”. Soraya lembrou que os eleitores votaram por um mandato de apenas quatro anos e defende que este deve ser seguido.

Por fim, a senadora explicou que os eleitores já estavam em período de análise dos candidatos eleitos anteriormente. “Vão chegando as eleições, as pessoas já estão vendo quem fez, quem não fez, quem vai votar, quem não vai votar, analisando. Agora estender até quando?”, questionou.