Logo após a oficialização da troca de comando na , o PDT (Partido Democrático Trabalhista) entrou com o pedido de mandado de segurança no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta terça-feira (28)  pedindo que não tome posse na corporação.

De acordo com a CNN, o partido afirma que Ramagem faz parte do ciclo pessoal de amizade do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) e seus filhos.

O Diário Oficial da União confirmou, nesta terça-feira (28), a nomeação do diretor da Abin, Alexandre Ramagem, para a direção-geral da Polícia Federal, que substitui Marcos Valeixo, fora do cargo desde a semana passada.

Ramagem chefiou a equipe de segurança de Jair Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 depois do atentado a faca em Juiz de Fora (MG) e no de 2019, foi fotografado ao lado de Carlos Bolsonaro, filho do presidente, durante a comemoração.

Em março de 2019, ainda no início do mandato de Bolsonaro, o delegado foi nomeado assessor do então ministro Santos Cruz na Secretaria de Governo – pasta que fica no Palácio do Planalto. Ele foi mantido após a demissão de Santos Cruz, em junho de 2019.

No mês seguinte, o delegado foi escolhido por Bolsonaro para ser diretor da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), que é vinculada ao GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência, comandada pelo ministro Augusto Heleno.