Depois de nove anos desativado, o Parlamaz (Parlamento Amazônico) foi reinstalado, nesta segunda-feira (21). Criado há 32 anos, o grupo tem o objetivo de estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros na discussão sobre as questões amazônicas, promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região Amazônica.Parlamento Amazônico é reinstalado e senador Nelsinho Trad é eleito presidente do grupo

Parlamento Amazônico é reinstalado e senador Nelsinho Trad é eleito presidente do grupo

O senador (PSD) foi escolhido como o presidente do grupo, que reune representantes de todos os países que têm seus territórios na Amazônia (Brasil, Bolívia, , , Venezuela, Suriname, Guiana e Equador). Em reunião remota do colegiado hoje (21), Trad deu prazo até 21 de janeiro para que os membros indiquem candidatos para a vice-presidência e apontamentos para o plano de trabalho do grupo. A data da próxima reunião do Parlamento Amazônico ainda não foi definida.

“A nossa pauta principal neste momento é a proteção do nosso imenso patrimônio, constituído pela Floresta Amazônica. São 7 milhões de quilômetros quadrados de pura riqueza, a região de maior biodiversidade do planeta”, ressaltou o senador.

Histórico do Parlamaz

O Parlamento Amazônico foi criado em 1988 para estabelecer políticas integradas e estreitar as relações entre os países-membros na discussão sobre as questões amazônicas, promovendo a cooperação e o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Reúne representantes do Brasil, Bolívia, , , Venezuela, Suriname, Guiana e Equador.

Esse parlamento funcionou alguns anos e acabou desmobilizado, sendo reativado em 2001, com nova paralisação alguns anos depois. Em 2008, o Senado teve representante em reunião do Parlamaz no Peru. Em julho desse mesmo ano, o Congresso Nacional sediou reunião que resultou em carta de .

Desde 2011, não houve mais nenhuma atividade. Em dezembro de 2019, em reunião da Embaixada do Equador, o senador Nelsinho Trad foi convidado por membros da OTCA a reativa o Parlamaz.

“Em fevereiro deste ano, tentei, mas os planos foram interrompidos pelo . Agora, o desejo é abraçar cada um, espero que 2021 seja o ano imunidade. Peço a Deus que possa livrar a todos nós, os nossos países e os nossos povos dessa terrível pandemia, e possamos juntos trabalhar pela nossa Amazônia”, disse Trad.