Para discutir corredores bioceânicos, em especial a Rota Bioceânica, o Parlasul (Parlamento do ) realizará um seminário no próximo mês. O evento deve acontecer entre os dias 15 e 20 de agosto.

O seminário foi marcado durante a última reunião do parlamento e foi sugerido pelo senador sul-mato-grossense Nelsinho Trad (PSD). “É uma rota que vai encurtar em oito mil quilômetros marítimos a distância do nosso país até o continente asiáticos, além de baratear o frete em 40% ou 60%, dependendo do tipo do produto” lembrou em entrevista ao Senado.

Além disto, o senador defende que o corredor bioceânico que passa por Mato Grosso do Sul “vai esquentar o movimento econômico”. Então, também devem participar da reunião a , , Bolívia e Venezuela. 

Rota Bioceânica

O da Rota Bioceânica é uma iniciativa para diminuir até 8 mil quilômetros do transporte de mercadorias brasileiras até o mercado asiático. Assim, o trajeto irá passar pelo Brasil, , Bolívia e Chile.

Outra etapa da Rota já foi inciada em Mato Grosso do Sul. No dia 20 de julho de 2019 foi assinada a para construção da ponte de até Caramelo Peralta, município paraguaio. Por fim, a previsão do Governo do Estado é de que a ponte seja inaugurada em abril de 2023.