O deputado estadual Pedro Kemp (PT) divulgou nas vídeo criticando as manifestações ocorridas no domingo (19) pedindo o retorno da Ditadura Militar, que ele avaliou como manobra para tirar o foco da crise atual do País, causada pela pandemia do novo .

Na gravação, ele defendeu classificou como lamentável o apoio dado pelo presidente  Jair Bolsonaro (sem partido) ao movimento – que defendeu também a volta do AI-5 (Ato Institucional de n.º 5), que na época determinou o fechamento do Congresso Nacional.

“O que o presidente fez foi rasgar o compromisso que ele assumiu de defender a Constituição e a Ordem Democrática nesse País. O Brasil precisa vencer a pandemia e deve preservar a democracia””, afirmou o parlamentar, afirmando que ‘ditadura nunca mais'.

Ele disse ainda que pedirá à direção nacional que denuncie Bolsonaro pelos crimes que ele está cometendo. “Toda vez que o presidente é chamado à responsabilidade de governar, ele muda o foco”, criticou. No entender do parlamentar petista, a postura do presidente foi adotada como forma de fugir das em função da crise gerada com a pandemia do novo coronavírus.

As manifestações do domingo geraram críticas por todo o País e fizeram Bolsonaro conceder entrevista na segunda-feira (20) defendendo a manutenção do Congresso Nacional. Presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado Federal, Simone Tebet (MDB) afirmou que, mesmo diante desse cenário, é preciso unidade política. “Seria o caos do caos”, avaliou a senadora sobre a abertura de impeachment, que vem sendo defendida por alguns congressistas.