Por meio de nota, Pedro Arlei Caravina, presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), lamentou o falecimento do deputado estadual e candidato a prefeito em , Onevan de Matos (), ocorrido nesta sexta-feira (13). O político sul-mato-grossense estava internado em São Paulo, onde se recuperava de uma infecção respiratória, contraída após ele se curar do coronavírus ().

Segundo Caravina, a associação recebeu a notícia com tristeza. Ele destacou a atuação e a trajetória de Onevan, principalmente por este exercer postura municipalista, bandeira de luta da Assomasul. “Político combativo e parlamentar exemplar, Onevan deixa uma grande lacuna na vida pública do Estado, ao mesmo tempo em que deixa também um grande legado”, disse.

Carreira

Onevan iniciou sua vida política na década de 1970, como vereador por dois mandatos na cidade de Jales, São Paulo. Ainda na década de 70, chegou a Naviraí, sul do antigo estado de Mato Grosso uno, para exercer a profissão de . Liderou na região o movimento que defendeu a divisão do Estado – o que foi conquistado no dia 11 de outubro de 1977. 

Onevan, desta forma, foi candidato e eleito deputado estadual de 1978, exercendo a primeira legislatura da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, após a instalação da nova unidade da federação, em 1979. 

Após 35 anos, Onevan de Matos exercia o seu sétimo mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul. Foi eleito prefeito de Naviraí em 1988, governando o município entre os anos de 1989 e 1992.

Nota na íntegra

Em nome dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, a diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) recebe com tristeza a notícia sobre o falecimento do ex-prefeito de Naviraí e deputado estadual Onevan de Matos.

O passamento de um político dedicado e competente, que sempre foi Onevan, significa uma perda muito grande para o municipalismo sul-mato-grossense, uma vez que depois de sua destacada atuação como gestor público em Naviraí, ele continuou exercendo com afinco o mesmo papel voltado às questões sociais e prioritárias em favor não só da região que representava na Assembleia Legislativa, mas de todos os municípios do Estado.

Político combativo e parlamentar exemplar, Onevan deixa uma grande lacuna na vida pública do Estado, ao mesmo tempo em que deixa também um grande legado.