Pular para o conteúdo
Política

Nomeação de chefe da PF ‘amigo da família’ Bolsonaro é questionada antes de ser oficializada

A nomeação do atual diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem Rodrigues, de 47 anos, como sucessor de Maurício Valeixo na direção-geral da PF (Polícia Federal) vem sendo questionada antes mesmo de oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apontado como amigo pessoal dos filhos do presidente, o delegado chegou a trabalhar na […]
Arquivo -

A nomeação do atual diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Rodrigues, de 47 anos, como sucessor de Maurício Valeixo na direção-geral da PF () vem sendo questionada antes mesmo de oficializada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Apontado como amigo pessoal dos filhos do presidente, o delegado chegou a trabalhar na segurança da campanha presidencial em 2018. Sua indicação, prevista para sair nesta semana, é feita logo após a demissão do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro – justamente por não concordar com a troca no comando da instituição e denunciar tentativas de interferência de Bolsonaro até para acesso ao conteúdo de investigações.

Em rede social, o deputado federal Marcelo Freixo (Psol-RJ) adiantou que irá à Justiça para barrar a nomeação. “A PF não pode ser transformada numa guarda pessoal do presidente”, afirmou o parlamentar, ao postar foto de Ramagem com Carlos Bolsonaro em uma festa de reveillon.

Até o momento, associações nacionais de delegados não se posicionaram sobre a situação. Em MS, a reportagem acionou as entidades que representam os funcionários da Polícia Federal por diversas vezes na última semana, desde os da saída de Moro, mas nenhuma delas quis comentar o caso nem as denúncias de interferência na instituição.

Currículo

Ramagem passou no concurso da PF em 2005 e chegou a ser nomeado superintendente no Ceará, mas não assumiu. Convidado para trabalhar em , iniciou na assessoria do então chefe da secretaria de Governo e de lá saiu para a chefia da Abin.

Em sabatina feita pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, durante o processo de nomeação no ano passado, recebeu diversos elogios de Flávio Bolsonaro, filho do presidente. “Goza da total confiança”, disse o parlamentar na ocasião. “A sua competência não é questionada em momento nenhum”, afirmou o filho do presidente. Na ocasião, Flávio também ressaltou a importância de uma linha direta com a presidência.

“É fundamental ter uma equipe que dispõe não só de tecnologia de ponta, à frente daquelas usadas por marginais, mas também do pessoal qualificado, que tenha a visão, a percepção, a iniciativa de identificar o que é importante, para que se busque, para alimentar o presidente da República e toda sua equipe”, disse o senador, que é alvo de investigações da PF.

(Com Estadão Conteúdo)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defensoria reverte decisão no STJ e mantém indígena no semiaberto

Decreto mantém restrição de R$ 121,5 bi no Orçamento até maio

Motociclista fica ferido em acidente com conversão ilegal de carro na Tamandaré

Botafogo goleia e encaminha vaga na Copa do Brasil; Grêmio perde de virada do CSA

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Dorival tem estreia tímida no Corinthians em vitória sobre Novorizontino pela Copa do Brasil

Últimas Notícias

Brasil

Líder do União Brasil no Senado sofre acidente de carro na Paraíba

Acidente ocorreu na BR-230, próximo ao município de São Mamede

Brasil

Operação contra fraude com criptomoedas apreende bens de luxo no RJ

O principal investigado foi apontado como articulador de um esquema de fraude internacional

Sem Categoria

Motorista tenta fugir, mas é preso com 242 kg de maconha na BR-262

O motorista não parou e iniciou fuga

Esportes

América-MG supera São Paulo por 3 a 1 no Brasileirão Feminino

Pela 8ª rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro