“Quase 13 horas de sabatinas. Exausto, mas feliz! Todas as reuniões transcorreram conforme o nosso planejamento! Muito obrigado a todos os colegas senadores, que vieram em peso participar e votar, e a toda equipe técnica do Senado Federal. Sem vocês esta força-tarefa não seria possível!”, publicou no Instagram, senador e presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, (PSD), após sabatina com indicados para embaixadas.

As sabatinas que se iniciaram na manhã desta segunda, ocorreu para destravar as indicações de embaixadores, que dependem da análise do colegiado. Foram três reuniões, com votação presencial, para sabatinar e decidir 32 indicações do presidente da República para missões diplomáticas no exterior.

A CRE não se reunia desde março, quando começou a quarentena em razão da pandemia do novo coronavírus. Os senadores votaram na sala 3 da Ala Alexandre Costa, no corredor das comissões ou em urnas eletrônicas instaladas na entrada próxima à Secretaria de Polícia Legislativa, perto do estacionamento subterrâneo, sem necessidade de o senador sair do carro, por sistema drive thru.

Foram feitas 11 sabatinas pela manhã, mais 11 à tarde e 10 à noite. Na lista de diplomatas a serem sabatinados e votados há indicados para , Chile, Israel, , Irã, Angola, Senegal, Costa do Marfim, África do Sul, Irlanda, Países Baixos e outros. A Comissão informou na noite desta segunda que todos os nomes foram aprovados e agora as indicações seguem ao Plenário. (Informações da Agência Estado)