Senador por Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PSD) disse nesta sexta-feira (28) acreditar que a Reforma Tributária deva se concentrar no primeiro semestre por 2020 ser ano eleitoral. E não o coronavírus, como suspeitam alguns políticos, que não deve interferir no calendário da tramitação.

Para Nelsinho, a Reforma Tributária se apresenta mais complexa que a Reforma da Previdência e abrange mais setores, aumentando a discussão. “Envolve vários setores, empresariais e políticos, que concordam com a necessidade. Mas todos colocam um ‘se não’, ‘desde que eu não perca nada’. Quando se tem uma polêmica muito grande, vamos partindo do ponto em comum. Mas há necessidade em se fazer”.

Com os estudos do Senado, da Câmara e do Executivo prontos, todos devem discutir pelo consenso. “Todos entenderam que é preciso sentar. É a única chance de a Reforma tramitar e prosperar”.

Sobre a primeira confirmação do coronavírus no país, Nelsinho disse que não deve alterar o calendário no Congresso e destacou que é preciso que as pessoas fortaleçam o sistema imunológico, ao invés de ficarem alardeadas.

“Como médico, posso dizer que é uma cepa viral que se dissemina de forma mais intensa que as outras que já aconteceram, porém com uma mortalidade menor. Cerca de 2% dos casos confirmados com óbito, só no Irã que chega a 13”. Tem que tomar as mesmas medidas que uma gripe comum. Lavar sempre as mãos, ter hábitos de higiene e cuidar do sistema imunológico”, orientou.