Pular para o conteúdo
Política

MP-RJ intima Flávio Bolsonaro e mulher para prestar depoimento sobre ‘rachadinha’

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, e a mulher dele, Fernanda, foram intimados nesta quinta-feira (2) pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) a prestarem depoimento durante a próxima semana na investigação sobre o esquema de “rachadinha”, a devolução do salário de assessores que supostamente vigorava no gabinete […]
Arquivo -
Agência Brasil
Agência Brasil

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, e a mulher dele, Fernanda, foram intimados nesta quinta-feira (2) pelo Ministério Público do Estado do (MP-RJ) a prestarem depoimento durante a próxima semana na investigação sobre o esquema de “”, a devolução do salário de assessores que supostamente vigorava no gabinete de Flávio enquanto ele era deputado estadual no Rio.

O Grupo de Atuação Especializada no Combate à (Gaecc), do MP-RJ, agendou o depoimento de Fernanda para segunda-feira, 6 Já o senador deve escolher entre a segunda ou a terça-feira, 7, conforme preferir. A defesa do senador afirmou que essas datas são “uma sugestão” do MP.

O Gaecc investigava o caso desde abril de 2019, mas na semana passada o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) decidiu conceder foro especial ao senador e enviou o caso para a . Desde então, o titular da investigação passou a ser o procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem.

Como o Gaecc atua na primeira instância, a defesa de Flávio Bolsonaro alega que o grupo não tem poderes para seguir no caso e agendar depoimentos. Mas, em nota, o MP-RJ esclareceu que “a chefia institucional delegou aos promotores de Justiça do Gaecc/MP-RJ os poderes para prosseguir nas investigações até seu termo final”.

Segundo o órgão, “o Gaecc/MP-RJ atua em auxílio ao promotor natural que, no caso, por conta do decidido pela Terceira Câmara do TJ-RJ em recente habeas corpus, passou a ser o procurador-geral de Justiça”. A nota ressalta que o caso segue sob sigilo e que “as investigações seguem seu curso normal, sem paralisações desnecessárias por conta de mudanças de competência jurisdicional”.

Em 22 de junho, os advogados Luciana Pires e Rodrigo Roca, que assumiram a defesa de Flávio Bolsonaro em substituição a Frederick Wassef, pediram ao MP-RJ para que o senador preste depoimento, alegando que é um direito dele esclarecer pessoalmente os fatos.

Mas os advogados afirmam que, em função da decisão do TJ-RJ, o órgão competente para tomar o depoimento de Flávio é o Grupo de Atribuição Originária Criminal (Gaocrim) da Procuradoria-Geral de Justiça. Em nota divulgada nesta quinta-feira, a defesa do senador afirmou que “causa espanto que o Gaecc insista em colher depoimento dos investigados”.

A defesa pediu que o grupo do MP-RJ informe se tem designação para agendar os depoimentos. Segundo os advogados, apenas depois dessa informação (e caso o grupo realmente tenha poder para agendar os depoimentos) a data será marcada.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

UEMS promove Feira Geek com sessões de RPG, K-Pop e expositores nesta sexta-feira 

Caminhoneiro é preso com 200 kg cocaína que seria levada para Campo Grande

Casal suspeito de matar cacique a facadas se apresenta à polícia de Dourados

Incêndio de grandes proporções em lavoura mobiliza bombeiros de MS e GO

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Ex-secretária de Iguatemi, Ivoni Pelegrinelli representará Sesau durante comitê gestor

Últimas Notícias

Esportes

Itália vence jogo caótico contra Israel, adia drama e mantém sonho de vaga direta na Copa

Drama que tem acompanhado a seleção italiana

Polícia

Agressor é condenado a pagar R$ 5 mil para ex-mulher

Ele terá de pagar o valor a ex, que é assistida pela Defensoria Pública

Economia

Com tensão política, dólar fecha em ligeira alta na contramão do exterior

Após desvalorização de 3,19% em agosto

Polícia

Justiça mantém prisão de jovem que atropelou PM durante abordagem no Tiradentes

O atropelamento ocorreu na tarde desse domingo (7)