Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos anuncia reabertura de restaurantes, lotéricas e indústria com novas regras

Em transmissão pelas redes sociais, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou a reabertura de restaurantes, casas lotéricas, indústrias, igrejas e construção civil seguindo regras específicas. Na fala, transmitida na tarde desta quinta-feira (26), ele informou que a gestão busca um ponto de equilíbrio para que a população possa garantir a sobrevivência e não haja desemprego, […]
Arquivo -

Em transmissão pelas redes sociais, o prefeito (PSD) anunciou a reabertura de restaurantes, casas lotéricas, indústrias, igrejas e construção civil seguindo regras específicas. Na fala, transmitida na tarde desta quinta-feira (26), ele informou que a gestão busca um ponto de equilíbrio para que a população possa garantir a sobrevivência e não haja desemprego, mas sem sacrificar vidas.

Apesar de preocupação quanto ao aumento de casos no País, o prefeito informou que o índice na Capital é considerado pequeno. Também relatou que a reabertura dos estabelecimento segue orientação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Existe uma determinação do presidente que os municípios não podem desobedecer, só disciplinar”, justificou sobre a decisão. De acordo com ele, a postura da administração é pelo fechamento, mas o município está sujeito às regras da União. 

Por isso, a gestão tentará dar o máximo de proteção possível nos comércios, por meio das novas regras de funcionamento. “A gente vai sim obedecer a determinação do presidente da República, desde que preencha todos os pontos que a gente vai exigir”, adiantou. O anúncio foi feito ao lado da procuradora-chefe do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Cândice Arosio. Ela ressaltou que haverá intensa sobre os estabelecimentos que voltarão a funcionar. 

Já sobre o transporte coletivo, comércio incluindo shoppings e demais estabelecimentos, a reabertura será feita ‘homeopaticamente’, desde que não haja aumento nas estatísticas. A reabertura deverá ser discutida com as associações que representam o setor. Conforme decreto, o funcionamento dos seguintes estabelecimentos será permitido a partir de sexta-feira (27) [com exceção das igrejas, que só poderão abrir na próxima segunda-feira (30)]:

Restaurantes – O funcionamento será permitido com lotação máxima reduzida em 70% da capacidade normal. “Você dono de restaurante que quer reabrir sua atividade laboral, ele só vai poder funcionar com 30% de lotação”, pontuou o prefeito. Também será exigida higienização completa do local antes da abertura e após o término dos trabalhos. Utensílios e máquinas de cartão deverão ser higienizados com produtos como álcool. A distância mínima entre as mesas será de dois metros. Todos os funcionários deverão utilizar equipamentos de proteção individual para prevenção, como luvas e máscaras descartáveis.

“Esses dois equipamentos são obrigatórios”, disse. Segundo ele, também deverá ser feita aferição de temperatura corporal mediante termômetro infravermelho, se possível. Caso alguém apresente febre, não deverá entrar no estabelecimento. A partir da reabertura, serão feitas ‘rondas-surpresa’ nesses locais.

Casas lotéricas – O horário permitido para funcionamento será das 9h às 17h. Só poderão ser reabertas com higienização completa do local e, depois, de duas em duas horas nova higienização. Todos os funcionários deverão usar máscaras e luvas. O estabelecimento terá a lotação máxima que permita distância de 1,5 metro de um para o outro, incluindo os caixas. Todos os locais devem dispor de álcool gel, senão não poderão reabrir.

Indústrias – Deverão cumprir notas técnicas, fornecendo lavatórios com água e sabão; orientando os trabalhadores; limpeza e higienização de superfícies; restrição da entrada de pessoas não autorizadas; distanciamento com mínimo de 1,5 metro. As medidas estarão disponíveis com a publicação do decreto no Diogrande.

Igrejas – A abertura será autorizada somente a partir de segunda-feira (30), com obedecimento às seguintes condições: higienização completa do local antes e após utilização; respeitar limite de lotação de uma pessoa a cada 10 metros quadrados; distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa; oferecimento permanente de produtos para higienização das mãos; aferição de temperatura corporal; manter o local totalmente arejado, com todas as janelas e portas abertas; funcionamento das 6h até 19h30; limite de até dois cultos por dia. O prefeito fez questão de, durante a transmissão, ler comentário de internauta dizendo que ‘os templos somos nós’.

Construção civil – Similares à indústria, com fornecimento de produtos de higienização; limpeza das ferramentas e equipamentos; esterilização de grandes superfícies; restrição da entrada de terceiros, incluindo fornecedores; máximo de 20 trabalhadores, sempre usando equipamentos de proteção.

Critérios econômicos

“Toda decisão tem os pontos  positivos e os pontos negativos”, apontou o prefeito sobre questionamentos se as medidas restritivas seriam mesmo necessárias. Segundo ele, a prefeitura não abrirá mão na precaução e cautela. “Não vai ter economia, não vai ter dinheiro que vai sobrepor o valor da vida enquanto eu for gestor”, enfatizou. Ele mencionou ainda que números de desemprego e falência não mudarão a decisão de restringir normas de funcionamento.

Sobre a proposta de retomar aos poucos o comércio, Marquinhos disse que ou se chega em um consenso entre a vida e economia, ‘ou todos vão sucumbir’. “Se a gente definir pelo afrouxamento, de nada vai adiantar”, afirmou, adiantando que várias fiscalizações serão feitas para verificar se os comércios estão cumprindo as novas regras.

Ele ressaltou que recebeu pelo fechamento e em os números da doença não subiram porque o isolamento está sendo feito há 10 dias. Confira a íntegra da transmissão:

Posted by Marquinhos Trad on Thursday, March 26, 2020

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro faz boa apresentação e despacha o Bahia no Mineirão, com dois gols de Kaio Jorge

Remo ‘fura’ a retranca do Botafogo-SP e arranca o empate no fim pela Série B

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

CRB vence Volta Redonda e é o único clube com 100% de aproveitamento na Série B

Notícias mais lidas agora

Em 10 dias, quatro mulheres foram esfaqueadas por ex-companheiros em MS

Semana Santa: Confissões, jejum e fé renovam a caminhada espiritual dos fiéis

Médico que matou advogada no trânsito é liberado para o regime aberto

Morto em confronto no Jardim Monumento carregava sacola com crack e portava arma, afirma GCM

Últimas Notícias

Polícia

VÍDEO: em meio a comboio de caminhonetes, multidão e confusão, influenciador Rincon é preso no MT

Confusão com prisão aconteceu na noite desta quinta-feira (17)

Esportes

Bortoleto sente início ruim, mas prega calma e se inspira em Russell: ‘Aprender e melhorar’

O novato da Sauber ainda não somou nenhum ponto nas primeiras quatro corridas que participou

Brasil

Receita abre consulta a malha fina do Imposto de Renda na quarta-feira

Ao todo, 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Polícia

Incêndio repentino destrói casa em Três Lagoas

Moradores perceberam as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros