Pular para o conteúdo
Política

Marquinhos amplia horários do comércio para acabar com aglomerações na Capital

Com aglomerações no comércio e em diversas agências bancárias em Campo Grande, mesmo com o avanço dos casos do novo coronavírus, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio, como medida para evitar filas como têm sido vistas nos últimos dias. Segundo o prefeito, em reunião com comerciantes foi […]
Arquivo -
(Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)
(Foto: Marcos Ermínio | Jornal Midiamax)

Com aglomerações no comércio e em diversas agências bancárias em , mesmo com o avanço dos casos do novo , o prefeito (PSD) anunciou a ampliação do horário de funcionamento do comércio, como medida para evitar filas como têm sido vistas nos últimos dias.

Segundo o prefeito, em reunião com comerciantes foi apresentada pela categoria a alternativa de permitir as 8h de funcionamento a critério dos estabelecimentos, como forma de impedir que a circulação de pessoas seja toda no mesmo horário. “É isso que decidiram, nós acatamos. Ninguém é dono da verdade”, afirmou o prefeito sobre a medida tomada, seguindo a solução apresentada.

Com isso, a prefeitura está publicando novo decreto que estende o horário de atendimento do comércio varejista no período entre as 9h e 19h. Já o setor de serviços, como consultórios e salões de beleza, poderá funcionar das 9h às 21h. Materiais de construção e supermercados poderão abrir as portas das 8h às 21h. A exceção é para os supermercados que já fazem 24h e podem continuar funcionando normalmente.

O prefeito informou que tenta ainda aumentar o horário de expediente em agências bancárias, para evitar as aglomerações. “Estamos tentando junto ao Banco Central e à Febraban uma alternativa de esticar o horário bancário. Nós estamos vendo muitas aglomerações dentro de agências bancárias e nós estamos tentando ver com eles a disponibilidade de  abrir os bancos das 9h até às 18h para que as pessoas possam ter mais tempo e não se aglomerar num curto espaço temporal”, disse.

Duas mortes

“Estamos aqui para externar os sentimentos às duas famílias, com pesar e dor no coração”, afirmou o prefeito sobre as duas primeiras mortes em decorrência do na Capital, que tem 55  confirmados e 40 aguardando resultado. Ele lembrou que ambas as vítimas tinham comorbidades, mas ressaltou que elas não teriam morrido se não fosse a infecção, que acelerou a morte de ambas. “Quero enviar os sentimentos  como gestor dessa cidade, como ser humano, como cidadão”, disse.

A prefeitura buscou histórico de onde as vítimas contraíram a doença e ambas haviam  permanecido na cidade. “Com certeza devem ter sido contagiadas pela  transmissão comunitária”, disse o prefeito. Em razão disso, foi feita reunião com representantes das Forças Brasileiras, Exército, Marinha, Aeronáutica, Ministério Público, Associação Comercial.

“É chegada a hora de uma vez por todas de buscarmos a orientação necessária para que o campo-grandense cumpra a orientação de ficar na sua casa”, disse. A partir de quarta-feira (16), o Corpo de Bombeiros  atuará para desinfectar as  ruas na tentativa de reduzir o crescimento do vírus.

Na  cidade, a taxa de isolamento está em 45%. Conforme o prefeito, no início dos decretos o percentual chegava a 75%. Mas, atualmente, basta ir a locais públicos para ver a população desrespeitando as orientações. “Já estamos somatizando todos os esforços, buscando todas as alternativas”, disse, enfatizando não ser possível que a população  ainda  não acredite e nem tenha a  consciência de que descumprindo as medidas pode-se acabar sendo responsável pela morte de alguém.

Ele mencionou as mais de 1,7 milhão de pessoas confirmadas, com 110 mil mortes no mundo. Já nas últimas 24h, 105 brasileiros morreram em decorrência da doença, sendo 2 campo-grandenses, somando no País 1.328 óbitos. Em MS, as mortes até o momento são quatro. “Um vírus que a gente nem consegue enxergar tranca todo o mundo dentro de casa, pára o mundo”, comentou o prefeito.

Veja a transmissão na íntegra:

Posted by Marquinhos Trad on Monday, April 13, 2020

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza