Justiça adverte rádio que citou pesquisa sem registro sobre prefeita de cidade de MS
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) advertiu grupo de comunicação que citou suposta pesquisa eleitoral sem registro sobre a Prefeitura de Corguinho. O pedido foi feito pela prefeita Marcela Ribeiro Lopes, candidata à reeleição pelo PSDB, citada em um programa de rádio na terça-feira (13). Durante a transmissão, o radialista disse […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) advertiu grupo de comunicação que citou suposta pesquisa eleitoral sem registro sobre a Prefeitura de Corguinho. O pedido foi feito pela prefeita Marcela Ribeiro Lopes, candidata à reeleição pelo PSDB, citada em um programa de rádio na terça-feira (13).
Durante a transmissão, o radialista disse que a chefe do Executivo daquele município estaria ‘despencando’ em pesquisa, admitindo ainda que a consulta é ‘de gaveta’, ou seja, não poderia ser divulgada, por isso o percentual não seria citado. Entre outras citações, o profissional diz que Marcela não tem trabalho para mostrar.
Segundo a juíza Samantha Ferreira Barione, é “sabido que afirmações desta natureza – com referência a pesquisas não registradas – violam as disposições da Resolução n. 23/600/2019, caracterizando, assim, afirmação caluniosa, difamatória, injuriosa e sabiamente inverídica, uma vez que pesquisa “de gaveta”, realizada em desconformidade com a legislação de regência deve ser considerada sabiamente inverídica”.
Com o posicionamento, a Justiça concedeu liminar para proibir a reprodução/reiteração do programa de rádio, seja na rádio ou qualquer outro meio de comunicação, sob pena de pagamento de multa de R$ 5 mil por cada nova veiculação. O responsável pelo programa deve ser notificado também para confirmar data e horário da veiculação original, enviando cópia da mídia da transmissão em um dia.
“Faça constar da notificação a advertência de que deverá manter cópia da gravação até o encerramento do processo”, traz a decisão divulgada na quinta-feira (15), no Mural Eletrônico – sistema onde são divulgadas decisões referentes às eleições 2020.
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
Flávio estava na cidade a trabalho
As vésperas do Natal, atrasos e voo cancelado geram caos no Aeroporto de Campo Grande
Neste sábado (21), estão previstos 27 voos entre chegadas e partidas no Aeroporto Internacional de Campo Grande
Morre homem baleado no ‘Beco do Tirão’, 14 dias após crime, em Campo Grande
Os disparos atingiram o olho, tórax, peito, abdômen e braço do homem.
Barulho de motos, meio ambiente e 14 de Julho: o que esperar da Nova Lei do Silêncio de Campo Grande
Expectativa é que a Prefeitura de Campo Grande envie projeto sobre a Nova Lei no Silêncio no início de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.