Juiz desaprova contas e PP não vai receber fundo partidário por 3 meses
O PP de Pedro Gomes, a 310 quilômetros de Campo Grande, teve as contas de 2016 desaprovadas pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) e não poderá receber dinheiro da quota do fundo partidário por três meses. A decisão é do juiz eleitoral, Daniel Raymundo da Matta, do dia 20 deste mês. O presidente regional do partido […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O PP de Pedro Gomes, a 310 quilômetros de Campo Grande, teve as contas de 2016 desaprovadas pelo TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) e não poderá receber dinheiro da quota do fundo partidário por três meses. A decisão é do juiz eleitoral, Daniel Raymundo da Matta, do dia 20 deste mês.
O presidente regional do partido na época era o ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal. A serventia eleitoral promoveu a análise das contas e constatou a omissão da abertura da conta bancária obrigatória de campanha. No parecer técnico, a conclusão foi pela desaprovação em razão da ausência da abertura conta bancária e o Ministério Público Eleitoral também pugnou pela desaprovação das contas apresentadas.
Conforme a decisão, a prestação de contas do PP foi entregue fora do prazo legal, porém, a sigla partidária não foi intimada e por isso, o juiz considerou o fato apenas como impropriedade.
Com relação a ausência de abertura de conta bancária, o PP foi intimado a prestar esclarecimentos e alegou que com o advento da Lei nº 13.831/2019, não há mais obrigatoriedade dos partidos abrirem contas bancárias se não houver movimentação financeira e pediu pela aprovação das contas.
Segundo o juiz eleitoral, mesmo sem ter movimentação de recursos de campanha, os partidos têm o dever de prestar contas relativamente ao período em que houve participação no processo eleitoral, juntando os extratos bancários pertinentes a demonstrar toda ou a ausência de movimentação financeira.
A conta bancária específica para campanha eleitoral é uma exigência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que deve ser cumprida ainda que não tenha movimentação de recursos. Segundo o relatório, a decisão recorrida está em conformidade com a jurisprudência do TRE, no sentido de que a ausência de abertura de conta bancária específica de campanha é vício grave e relevante que, por si só, enseja a desaprovação das contas.
Com isso, o juiz Daniel da Matta julgou desaprovadas as contas apresentadas pela Direção Municipal do PP de Pedro Gomes, com a consequente perda do direito ao recebimento da quota do Fundo Partidário, pelo período de três meses.
Atual presidente regional do PP, deputado estadual Evander Vendramini disse que a direção ainda não foi notificada. “Assim que for vamos buscar os meios jurídicos legais para buscar uma solução”.
Em um trecho da decisão do TRE, é citado que a campanha é de 2018, no caso, a estadual. Em outro, fala sobre a campanha de 2016, municipal, onde um vereador, o Nicanor, foi eleito pelo PP. Sobre isso, Vendramini disse que em 2018 a eleição era dirigida pela regional e não pelas municipais.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Lei sancionada: Iguatemi terá receita de R$ 134 milhões para 2025
Este valor está distribuído entre o Orçamento Fiscal e o Orçamento da Seguridade Social
VÍDEO: Campo-grandenses são trolados no Centro em época de compras para o Natal
Que maldade? Influencer que produz conteúdo de humor pregou peça em moradores que estão em busca de presentes na rua 14 de Julho
Acidente entre duas carretas deixa motorista gravemente ferido na MS-306
Com o impacto da batida parte da rede elétrica foi atingida
Faltando 4 dias para o Natal, rodoviária de Campo Grande deve ter movimentação de 48 mil passageiros
A cidade de Corumbá está entre um dos destinos mais procurado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.